04/12/2009 - 07h02

Cidade do Cabo faz festa popular e superprodução para definir grupos da Copa-10

Alexandre Sinato
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

Esta sexta-feira será praticamente um feriado na Cidade do Cabo. Às 15h (de Brasília), 19h na África do Sul, serão definidos os grupos da Copa do Mundo de 2010. Mais de três mil pessoas foram acionadas para produzir o evento. Do lado de fora, uma festa ao ar livre já estará a todo vapor desde o início da tarde. A cidade deve parar. Os sul-africanos querem se mostrar para o mundo em grande estilo.

ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA A FESTA

  • AFP

    Palco do sorteio dos grupos da Copa do Mundo recebe os últimos retoques antes da festa

  • Alexandre Sinato/UOL

    Artistas usam fantasias e instrumentos antes do ensaio na véspera do sorteio dos grupos da Copa

  • Alexandre Sinato/UOL

    Rua da festa popular que acontecerá antes, durante e depois do sorteio já estava bloqueada na véspera

Fifa e Comitê Organizador deram tons de superprodução ao sorteio das chaves. Toda a realização do projeto durou quase um ano. Foram 3,6 mil horas de mão de obra. A estrutura do cenário usou 6,5 toneladas de aço. Quatro colunas consumiram 1,2 mil metros de tubulação. O piso negro de vinil usado no palco mede 500 metros quadrados.

A segurança recebeu grande atenção. São 1,5 mil pessoas, entre policiais e profissionais de empresas privadas. Só a Fifa enviou 200 funcionários, que farão companhia a 380 voluntários e 110 trabalhadores do Comitê Organizador.

Todo o esforço não é à toa. Pela primeira vez desde que foi eleita a sede da Copa, a África do Sul estará no centro das atenções mundiais, superando até mesmo a expectativa antes da Copa das Confederações. São 18 equipes de transmissão instaladas na Cidade do Cabo. Estima-se que 200 milhões de pessoas ao redor do mundo acompanharão a definição dos grupos.

Desde o início da semana, os organizadores se desdobram para ajudar as centenas de jornalistas estrangeiros que estão na Cidade do Cabo. Fazem de tudo para deixar uma boa impressão do país. Se já têm a fama de receptivos, os sul-africanos querem propagar tal virtude para amenizar os inúmeros problemas que possuem, como falta de segurança, transporte deficiente e índices alarmantes de Aids.

O sorteio terá a duração de 90 minutos. E uma beldade foi escalada para apresentar o evento ao lado de Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa. A atriz sul-africana Charlize Theron, vencedora do Oscar em 2004, ajudará o dirigente na condução do evento. Personagens do futebol como Michel Platini, Franz Beckenbauer e Eusébio também estarão presentes.

Em rua próxima ao local do evento, a prefeitura planeja uma grande festa com 12 horas de duração e ao ar livre. Com shows e atrações esportivas, milhares de pessoas são aguardadas. Escolas de inglês para estrangeiros pretendem liberar os estudantes/turistas das aulas. Alguns estabelecimentos comerciais também vão liberar seus funcionários mais cedo.

No último domingo, as autoridades locais registraram a presença de 120 mil pessoas em show tradicional que virou festa de abertura da semana do sorteio. A definição dos grupos é o assunto do momento na Cidade do Cabo, um dos principais cartões postais da África do Sul e agora cartão de visita oficial da Copa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host