Top 5 - Grandes "pancadas" da história das Copas

O momento de destaque do melhor futebol do mundo também tem espaço para jogadas violentas. Ao longo dos anos, por imprudência ou mesmo maldade, diversos jogadores foram violentos, causando, às vezes, sérias lesões aos adversários.

A lista elaborada pelo UOL Esporte começa em 1954, com o Brasil como protagonista, e chega até 1994, da mesma forma. "Pancadas" memoráveis, obviamente, ficam fora. Só que lances como o chute de Maradona em Batista, em 1982, e o jogo entre Portugal e Holanda, em 2006, não chegaram no nível dos cinco "incidentes" enumerados a seguir.

Luis Enrique ensanguentado

Arquivo/EFE

O confronto entre Itália e Espanha pelas quartas de final era visto pelos ibéricos como uma das grandes chances do país na história do Mundial. O time de Roberto Baggio venceu por 2 a 1 e foi à final, perdendo somente nos pênaltis para o Brasil. A Espanha não esquece, porém, da cotovelada de Tassotti em Luis Enrique, que quebrou o nariz. O juiz húngaro Sandor Puhl não marcou a falta, que seria pênalti. O episódio não foi perdoado, e Luis Enrique se disse triste, em 2002, quando a Itália foi eliminada pela Coreia do Sul e ele perdeu a chance de enfrentá-los nas quartas, dizendo-se sedento por vingança.

VEJA MAIS FOTOS DA COPA DO MUNDO DE 1994, NOS EUA

CONFIRA A TABELA DA COPA DE 2002, NA COREIA E NO JAPÃO


A Batalha de Berna

Arquivo/Folha Imagem

Em 1954, na cidade suíça de Berna, o Brasil sofreu diante da Hungria nas quartas. O placar do jogo, 4 a 2 para os europeus, não refletiu os 90 minutos. Os pontapés foram constantes, e o entrevero mais conhecido foi aquele entre Nilton Santos e Boszik, que teriam trocado socos logo após o segundo gol do Brasil. Após o apito final, Pinheiro foi atingido por um garrafada em uma confusão generalizada. Puskas, que só assistia à partida, poupado, teria sido o responsável. A agressão, no entanto, nunca foi provada.

VEJA FOTOS DA COPA DO MUNDO DE 1954

CONFIRA FRASES MARCANTES SOBRE A PARTIDA


Guerra em Santiago

Arquivo/EFE

O jogo entre Itália e Chile, pela primeira fase da Copa de 1962, é até hoje considerado um dos mais violentos dos Mundiais. Os lances de choques de parte a parte são inúmeros, e a repercussão internacional da partida foi amplificada pela indignação dos correspondentes italianos na América do Sul. Um lance, porém, se sobressai na lista de "pancadas". Leonel Sanchéz, do Chile, deu um soco em Mario David ainda no primeiro tempo, e não foi advertido por isso. Minutos depois, o italiano revidou com um chute no pescoço e foi expulso, o que provocou revolta em todo o time europeu.

VEJA AS FOTOS DA CONFUSÃO NO JOGO DE 1962

CONFIRA A CAMPANHA DOS DOIS TIMES NAQUELE MUNDIAL


O bom moço surpreende

Luca Bruno/AP

Leonardo era o galã da seleção brasileira, respeitado pelos companheiros e elogiado pela imprensa. A imagem persiste até hoje, mas tem um arranhão profundo. Nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1994, o então lateral-esquerdo se irritou com a marcação de um rival e pôs fim à sua participação no evento em segundos. Depois de roubar a bola de Tab Ramos, Leonardo acertou o norte-americano em cheio com o seu cotovelo direito. O lance quebrou o nariz do jogador, que passou três meses e meio no hospital. O brasileiro, arrependido, foi suspenso da Copa, e depois pediu desculpas a Tab Ramos publicamente.

LEIA MAIS SOBRE O TETRA DA SELEÇÃO DE PARREIRA

ESCALE SUA SELEÇÃO IDEAL DA COPA DE 1994


Choque europeu

Arquivo/AP

Na semifinal da Copa do Mundo de 1982, o goleiro Harald Schumacher e o zagueiro Patrick Battiston deram um susto em todos os espectadores de Alemanha e França. Em um lance rápido, o alemão saiu firme do gol, errou a bola e acabou chocando-se com Battiston. O francês perdeu dois dentes, lesionou uma vértebra e teve de receber oxigênio ainda em campo. Platini, anos depois, disse que pensou que o companheiro tivesse morrido. Schumacher nunca admitiu a intenção de machucar o rival, que também evitou comentários a respeito, apesar de ter mantido distância do alemão em 1986.

CONFIRA MAIS FOTOS DO MUNDIAL DE 1982

VEJA A CAMPANHA DOS DOIS TIMES NA COPA


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host