Futebol de resultados de Parreira cala os críticos e conquista o tetracampeonato

Brasão do Brasil

Brasil Futebol de resultados de Parreira cala os críticos e conquista o tetracampeonato

A participação brasileira na Copa de 1994 não começou bem. A seleção sofreu para passar mesmo pelas eliminatórias sul-americanas, e a vaga só foi decidida na última rodada, contra o Uruguai, no Maracanã. Com alguns jogadores contundidos, o técnico Carlos Alberto Parreira foi "obrigado" a convocar Romário para a partida, e o atacante foi decisivo. Marcou dois belos gols e colocou o Brasil no Mundial.

Sem apresentar um futebol vistoso nas eliminatórias e nos amistosos, o Brasil chegou aos Estados Unidos desacreditado. Nos dois primeiros jogos, no entanto, o time mostrou consistência e tranquilidade para buscar o resultado. Venceu a Rússia por 2 a 0, gols de Romário e Raí, e Camarões por 3 a 0, com os gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto.

Já classificado, o Brasil enfrentou a Suécia no terceiro jogo. Bem marcada, a equipe brasileira não teve boa atuação, e o placar ficou em 1 a 1. Romário fez o gol de empate e evitou a derrota.

Nas oitavas de final, o Brasil teve pela frente os donos da casa, justamente no dia 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos. O jogo foi truncado, com os norte-americanos fechados na retranca.

Leonardo agrediu Tab Ramos com uma cotovelada e foi expulso, tornando o confronto ainda mais difícil. Com um jogador a menos, a seleção venceu no sufoco, graças a um gol de Bebeto, após passe de Romário, no segundo tempo.

Contra a Holanda, nas quartas de final, o Brasil fez sua melhor exibição na Copa. Abriu 2 a 0, com gols de Romário e Bebeto. Permitiu a reação holandesa, mas se garantiu na semifinal com uma cobrança de falta perfeita de Branco, o "gol cala-boca", que o lateral dedicou a seus inúmeros críticos.

A Suécia cruzou o caminho brasileiro novamente na semifinal, mas dessa vez o Brasil dominou todo o jogo. Mesmo desperdiçando várias chances de gol, o time de Parreira venceu por um magro 1 a 0, com gol de cabeça do baixinho Romário.

A final colocou Brasil e Itália frente a frente 24 anos depois. Uma reedição da decisão de 1970, que definiu o primeiro tricampeão da história, o duelo consagraria dessa vez o único país a ganhar a Copa quatro vezes.

Com a bola rolando, o Brasil foi melhor, buscou o ataque, mas não conseguiu chegar ao gol em 120 minutos. Pela primeira vez, o título seria decidido nos pênaltis. E o time brasileiro foi mais competente. Taffarel defendeu uma e viu Baresi e Baggio, principais estrelas italianas, chutarem para fora. O planeta bola se tornava novamente verde-amarelo.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
7
Gols marcados
11
Gols sofridos
3
Gols de cabeça de Romário
1
Bagagem na volta da delegação
17 t
  • "Na hora da decisão, minha experiência de duas Copas do Mundo vai pesar" Branco, herói da seleção brasileira na vitória contra a Holanda

Data Fase Jogos
20/06/1994 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 2 x 0 Rússia - Bandeira Rússia
24/06/1994 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 3 x 0 Camarões - Bandeira Camarões
28/06/1994 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 1 x 1 Suécia - Bandeira Suécia
04/07/1994 Oitavas Brasil Brasil - Bandeira 1 x 0 Estados Unidos - Bandeira Estados Unidos
09/07/1994 Quartas Holanda Holanda - Bandeira 2 x 3 Brasil - Bandeira Brasil
13/07/1994 Semifinal Suécia Suécia - Bandeira 0 x 1 Brasil - Bandeira Brasil
17/07/1994 Final Brasil Brasil - Bandeira 0 (3) x 0 (2) Itália - Bandeira Itália

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host