Top 5 - Estádios construídos para a Copa do Mundo

Na última sexta-feira, o Comitê Organizador da Copa da África do Sul comemorou o aval da Fifa para os estádios do evento. No mesmo dia, o Soccer City, principal estádio da competição, foi inaugurado, após meses de questionamentos a respeito do cronograma das obras.

Na África do Sul, cinco dos dez estádios foram construídos do zero, e todos os outros foram reformados. Em outras oportunidades, a repaginação não foi tão grande, mas deu origem a algumas das grandes praças esportivas atuais. Confira, na lista elaborada pelo UOL Esporte, cinco estádios erguidos especialmente para Copas do Mundo

Maracanã

Site oficial da Ferj

O estádio com nome de pássaro nem é, hoje, o maior do mundo, mas ostentou o título por muitos anos. A história começou na década de 1940, quando o Brasil ganhou o direito de sediar o Mundial de 1950. Influenciados pelo jornalista Mário Filho (que posteriormente daria nome ao local), os políticos da época decidiram investir na construção de uma grande praça esportiva para substituir São Januário, maior até o momento. Apesar de alguns contratempos, o estádio foi erguido a tempo da Copa, mas até hoje é lembrado como palco da vitória uruguaia na final. O episódio ficou conhecido como Maracanazo

Veja como foi a campanha do Brasil, vice-campeão da Copa de 1950

Confira as frases que marcaram a tragédia verde-amarela no Maracanã


Centenário

Ayrton Vignola/Folha Imagem

Algozes do Brasil em 1950, os uruguaios haviam coroado uma era de glórias 20 anos antes. Donos de dois títulos olímpicos, os sul-americanos foram premiados pela Fifa com o direito de sediarem a primeira Copa da história, em 1930. Como a data também marcava cem anos da Independência do país, o estádio erguido para a Copa virou o "Centenário". O fim da história é mais feliz que a dos brasileiros. Em um Mundial esvaziado (os europeus boicotaram o torneio por conta da sede distante), os uruguaios sagraram-se campeões diante da Argentina.

Galeria de fotos mostra como foi a primeira Copa

Confira as curiosidades da conquista do Uruguais diante da torcida


Allianz Arena

Alexander Ruesche/EFE

O mais moderno dos estádios de Copas é o de Munique, projetado para o Mundial de 2006. O formato exterior de pneu é só um dos exemplos de tecnologia que cercam a construção. O palco da abertura da Copa da Alemanha hoje é dividido entre Bayern e Munique 1860, rivais locais. Dependendo do "dono da casa", o estádio fica vermelho ou azul. Na Copa, o nome do patrocinador foi vetado e a praça esportiva foi tingida de branco, uma cor neutra. A Allianz Arena recebeu, entre outrosjogos, a abertura do Mundial entre Alemanha e Costa Rica e uma das semifinais, na qual a França eliminou Portugal.

Entenda porque o Brasil não ganhou a Copa da Alemanha

Veja os números do mundial que deu o terceiro título à Itália


Stade de France

Gabriel Bouys/AFP

O estádio na região metropolitana de Paris surgiu como uma das maiores novidades mundiais em termos de arena esportiva. Com amplo espaço interno, o palco da abertura e da final da Copa de 1998 marcou o maior sucesso da França na história do esporte, com o título da Copa diante da sua torcida. Pouco depois, porém, o espaço caiu em desuso. Como os principais times da capital usavam o Parc des Princes como casa, o Stade de France passou a abrigar somente os jogos das seleções nacionais, de futebol e rúgbi. Hoje, o local é tratado como um "elefante branco" do poder público.

Veja a campanha de Zidane e companhia rumo ao título mundial

Escale a sua seleção ideal da Copa do Mundo de 1998


Delle Alpi

Claudio Papi/Reuters

Como todos os seus semelhantes, o estádio de Turim que seria erguido para a Copa de 1990 já era, antes de seu surgimento, uma potência em termos de modernidade. As promessas, porém, nunca saíram do papel. A arena nasceu "velha", como dizem os italianos, com muitos defeitos arquitetônicos das outras praças esportivas da Itália. O resultado é que o palco de um Mundial sonolento e de baixo nível técnico foi literalmente descartado pela Juventus, que mandava seus jogos no local até 2006. Hoje, o Delle Alpi está sendo demolido para virar, em 2011, o novo estádio da equipe italiana.

Acesse a galeria com as principais fotos do Mundial da Itália, em 1990

Confira a campanha do tri da Alemanha diante da Argentina


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host