Destaques da Copa de 1930

Veja curiosidades de todas as copas

Futebol é com o pé: O Uruguai tinha Hector 'Manco' Castro (esq.) como destaque; jogador não tinha mão direita

Futebol é com o pé

O Uruguai tinha Hector 'Manco' Castro (esq.) como destaque; jogador não tinha mão direita

Estranho no ninho: Araken Patuska foi o único jogador de São Paulo a jogar a Copa do Mundo de 1930

Estranho no ninho

Araken Patuska foi o único jogador de São Paulo a jogar a Copa do Mundo de 1930

Hat-trick: O argentino Stábile é o único a marcar três gols em sua estreia internacional

Hat-trick

O argentino Stábile é o único a marcar três gols em uma estreia internacional

 Primeiro de muitos: O 1º gol em Copa foi marcado por Lucien Laurent, na goleada da França no México

Primeiro de muitos

O 1º gol em Copa foi marcado por Lucien Laurent, na goleada da França no México

  • Fora de combate

    A primeira grave contusão da história das Copas do Mundo ocorreu durante a partida entre as seleções de Bolívia e Iugoslávia. O boliviano Gomez sofreu uma dupla fratura na perna direita.

  • Bola da vez

    A rivalidade entre uruguaios e argentinos não ficou restrita à disputa do título. Momentos antes da decisão, os jogadores dos dois países discutiram sobre qual bola deveria ser usada na final.

  • Apressadinho

    O árbitro brasileiro Gilberto Almeida Rêgo deu o apito final na partida entre Argentina e França quando ainda restavam seis minutos para o término do tempo regulamentar. Irritada com a atitude, pois os argentinos venciam por 1 a 0, uma multidão de uruguaios invadiu o gramado. Após a polícia retirar os torcedores, o brasileiro reiniciou o jogo, que terminou com a vitória argentina.

  • Erro de ortografia

    Os bolivianos resolveram homenagear o país sede em seu jogo de estreia. Cada um dos jogadores trazia uma letra estampada na camisa, que quando em posição de foto, formava os dizeres "Viva Uruguay". O que eles não contavam era com a indisposição gástrica de um jogador que levava uma letra "U", que não entrou em campo. Mesmo assim a foto foi tirada: "Viva Uru...gay"!

  • Brasileiros nos extremos

    O brasileiro Gilberto Almeida Rêgo foi o árbitro mais velho no Mundial, com 49 anos. O jogador mais jovem também era brasileiro, Carvalho Leite, com apenas 18 anos e 65 dias.

  • Detalhes...

    O cartaz elaborado para simbolizar e difundir a Copa trazia impressa a data 15 de julho a 15 de agosto, mas os jogos foram realizados de 13 a 30 de julho.

  • Cartão para quê?

    Mesmo sem a existência do cartão vermelho à época, De Las Casas foi o 1º a ser expulso de uma partida em Mundiais. O fato, único na Copa de 30, ocorreu na vitória da Romênia sobre o Peru por 3 a 1, quando o zagueiro peruano empurrou o árbitro chileno Alberto Warken.

  • "Feito" inédito

    O chileno Carlos Vidal foi o primeiro jogador a perder um pênalti em um Mundial. Ele desperdiçou a cobrança aos 35min do primeiro tempo. Apesar disso, o Chile venceu a França por 1 a 0 com gol do atacante Guillermo Subiabre na segunda etapa da partida.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host