Seleção brasileira dá show de bola e ganha a taça Jules Rimet em definitivo

Brasil - Brasão

Brasil Seleção brasileira dá show de bola e ganha a taça Jules Rimet em definitivo

A marchinha "a taça do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa..." poucas vezes fez tanto sentido como em 1970. A equipe não era perfeita, mas parecia. Não só pelos belíssimos gols marcados no torneio (e foram 19 em seis jogos), mas também pelas vitórias elásticas, principalmente nos jogos finais do campeonato no México.

A seleção brasileira era uma verdadeira máquina. Contava com craques como Rivellino, Tostão, Gérson, Clodoaldo, Carlos Alberto e Jairzinho, além do maior de todos: Pelé. Já nas eliminatórias, o time dava mostras de sua genialidade - ganhou todos os seis jogos, marcando 23 gols e sofrendo apenas dois.

Nem mesmo a troca de técnico (por pressão da ditadura militar, João Saldanha foi substituído por Zagallo depois que a equipe obteve a classificação) atrapalhou o bom momento da seleção, que continuou arrasadora na primeira fase da Copa do Mundo: vitórias sobre Tchecoslováquia (4 a 1), Inglaterra (1 a 0) e Romênia (3 a 2).

O duelo contra os ingleses, então atuais campeões mundiais, foi um dos momentos mais marcantes do torneio. O jogo estava 0 a 0 e muito equilibrado quando Pelé acertou uma cabeçada letal no canto direito. Quando os brasileiros já comemoravam, o goleiro Gordon Banks fez aquela que ficou conhecida como a "maior defesa de todos os tempos".

O massacre brasileiro continuou na fase de "mata-mata". Nas quartas de final, os peruanos - comandados pelo brasileiro Didi - foram as vítimas, goleados por 4 a 2.

Na semifinal, o Brasil bateu o Uruguai por 3 a 1 e vingou a derrota na final de 1950. Mas o jogo ficou conhecido pelo gol que Pelé não marcou. Sem tocar na bola, ele deu um drible de corpo no goleiro Mazurkiewicz e tocou para o gol vazio. Caprichosamente, a bola passou a poucos centímetros da trave direita.

A final contra a Itália, que valia a posse definitiva da taça Jules Rimet, teve dois tempos distintos. O primeiro terminou empatado, com Pelé abrindo o placar de cabeça e Boninsegna empatando para os italianos. No segundo, porém, o Brasil sobrou em campo e, com gols de Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto, selou a goleada por 4 a 1.

Pela primeira vez na história, o Brasil foi campeão vencendo todos os seus jogos - foram seis vitórias em seis jogos, 19 gols a favor e sete contra -, uma campanha irretocável que culminou com a conquista do tri.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
6
Gols marcados
19
Gols sofridos
7
Jogos com gol de Jairzinho
6
  • "Seremos os primeiros a chegar e os últimos a irem embora." Zagallo, técnico da seleção brasileira

Data Fase Jogos
03/06/1970 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 4 x 1 Tchecoslováquia - Bandeira Tchecoslováquia
07/06/1970 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 1 x 0 Inglaterra - Bandeira Inglaterra
10/06/1970 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 3 x 2 Romênia - Bandeira Romênia
14/06/1970 Quartas Brasil Brasil - Bandeira 4 x 2 Peru - Bandeira Peru
17/06/1970 Semifinal Brasil Brasil - Bandeira 3 x 1 Uruguai - Bandeira Uruguai
21/06/1970 Final Brasil Brasil - Bandeira 4 x 1 Itália - Bandeira Itália

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host