Uruguai protagoniza o improvável, cala o Maracanã e faz o Brasil inteiro chorar

Uruguai - Brasão

Uruguai Uruguai protagoniza o improvável, cala o Maracanã e faz o Brasil inteiro chorar

Sem a mesma força dos tempos da "Celeste Olímpica", o Uruguai deixou Montevidéu dez dias antes do início da Copa do Mundo. Formada basicamente por jogadores de Nacional e Peñarol, a equipe chegou ao Brasil bastante desacreditada. Nem mesmo os próprios uruguaios apostavam na conquista do título.

Dois meses antes do Mundial, o Uruguai enfrentou o Brasil três vezes pela Copa Rio Branco. A equipe celeste venceu o primeiro por 4 a 3, mas perdeu os dois seguintes por 3 a 2 e 1 a 0, respectivamente. Mas a sorte logo começou a sorrir para os primeiros campeões mundiais. No sorteio dos grupos, o Uruguai foi beneficiado e caiu na chave número quatro, ao lado apenas da Bolívia. A única partida da chave foi disputada no Independência, e os uruguaios venceram por 8 a 0, com gols de Miguez (3), Schiaffino (2), Vidal, Perez e Ghiggia.

Os quatro finalistas foram agrupados em um grupo único com todos jogando entre si. A estreia foi contra a Espanha, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Ghiggia marcou o primeiro gol, aos 29min, mas os espanhóis viraram ainda no primeiro tempo, com dois gols de Barosa. No segundo tempo, o capitão Obdulio Varela garantiu o empate ao Uruguai.

O jogo seguinte foi contra a surpreendente seleção da Suécia, e novamente o Uruguai foi para o intervalo atrás no marcador. Entretanto, dois gols de Oscar Miguez nos últimos 15 minutos fizeram com que os sul-americanos vencessem a partida por 3 a 2.

O Brasil havia vencido os dois primeiros jogos da fase final - massacres sobre Suécia (7 a 1) e Espanha (6 a 1) - e chegou para a partida contra os uruguaios com a vantagem de jogar pelo empate. Mas aconteceu o que ninguém esperava.

Sob os olhares de 174 mil pessoas presentes ao Maracanã, público recorde em Copas, os brasileiros foram surpreendidos. Após saírem na frente, com Friaça, os vizinhos sul-americanos viraram, com gols de Schiaffino e Ghiggia.

Atrás do marcador, o Brasil não conseguiu reagir. A torcida, muda, viu o Uruguai tocar a bola nos minutos finais e sagrar-se bicampeão mundial. Os jogadores da Celeste, no entanto, tiveram que esperar o desembarque em Montevidéu para comemorar. As ruas brasileras foram tomadas por um silêncio fúnebre.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
4
Gols marcados
15
Gols sofridos
5
Público oficial na final
174 mil
Cidades onde jogou
3
Tempo do gol de Gigghia
34 (2ºt)
  • "Não gostei de ver aqueles 200 mil torcedores tristes; não gostei de ver o Rio sem carnaval. Era campeão e não sentia uma total alegria pelo feito" Obdulio Varela, capitão do Uruguai

Data Fase Jogos
02/07/1950 1ª fase Uruguai Uruguai - Bandeira 8 x 0 Bolívia - Bandeira Bolívia
09/07/1950 Fase final Uruguai Uruguai - Bandeira 2 x 2 Espanha - Bandeira Espanha
13/07/1950 Fase final Uruguai Uruguai - Bandeira 3 x 2 Suécia - Bandeira Suécia
16/07/1950 Fase final Brasil Brasil - Bandeira 1 x 2 Uruguai - Bandeira Uruguai

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host