Tetracampeão ao lado de Gilmar, Ricardo Rocha pede paciência com seleção

Do UOL, em São Paulo

  • Pedro Ivo Almeida/ UOL Esporte

    Ricardo Rocha defende planejamento de longo prazo para o futebol brasileiro

    Ricardo Rocha defende planejamento de longo prazo para o futebol brasileiro

Com a experiência de um título mundial e duas Copas do Mundo com a camisa da seleção brasileira, Ricardo Rocha aprovou a contratação de Gilmar Rinaldi para o cargo de coordenador de Futebol da CBF. "Ele é inteligente, conhece todos no mundo do futebol. Mas só dará certo se todos se ajudarem. O presidente da CBF precisa ter paciência. Não dá para perder e tirar", analisa.

Segundo o ex-zagueiro, que comentou a Copa do Mundo pelo SporTV, a escolha do novo técnico é secundária: "o nome do novo téncico não importa tanto assim. O que não pode é o cara chegar, perder cinco partidas e ser demitido". Ele pede paciência, também, para o torcida brasileira.

Ricardo Rocha também fala que não será nenhuma surpresa se o Brasil não tiver sucesso na Copa do Mundo de 2018. O ex-zagueiro avalia que os projetos precisam ser pensados em longo prazo e não ciclos de quatro anos. Por este motivo, classifica o trabalho de base como fundamental e defende que seja mapeado quem são os atletas com potencial para representar o país.

Ele diz que o futebol passou por mudanças e hoje é um esporte mais coletivo e o Brasil continua confiando demais em seus craques. "Mesmo com Messi a Argentina não conseguiu o título e Cristiano Ronaldo não foi capaz de levar Portugal a uma boa campanha". Para finalizar, completa que o país contava com Neymar. Nem assim o hexa veio.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos