Conmebol discorda de punição da Fifa e declara apoio a Luis Suárez

Do UOL, em São Paulo

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) emitiu comunicado no qual se posiciona contra a punição dada pela Fifa ao uruguaio Luis Suárez após a mordida dada pelo jogador no italiano Chiellini durante o confronto entre as duas seleções pela Copa do Mundo, em junho passado.

"A Conmebol e as dez associações que a formam, se por um lado respeitam as decisões dos órgãos jurídicos da Fifa neste caso concreto, não podem compartilhar das sanções impostas por considerá-las manifestadamente excessivas e desproporcionais", disse a Conmebol em um dos trechos do comunicado.

Suárez foi suspenso do futebol por quatro meses, mais nove partidas oficiais da seleção uruguaia. Uma já foi cumprida nas oitavas de final da Copa, na derrota para a Colômbia. 

"Desde este momento, a Conmebol deseja manifestar seu total apoio e colaboração com o jogador e com a Associação Uruguaia de Futebol para o caso de que decisão esgotar todas as vias de recursos desportivos existentes", declarou a confederação.

A entidade ainda criticou e pediu mudanças nos órgãos disciplinares da Fifa. "Mesmo assim, a Conmebol, através de seus representantes nos diferentes órgãos da Fifa, divulgará em breve propostas concretas para melhorar a atuação dos órgãos disciplinares da Fifa e evitar punições como esta", concluiu a nota.

Se a Fifa não recuar ou diminuir a punição, Suárez estará fora do principal torneio de seleções da Conmebol, a Copa América de 2015. Com oito partidas oficiais de suspensão ainda a cumprir, o jogador deverá perder até algumas partidas das Eliminatórias, já que o máximo de jogos que o Uruguai fará se chegar à final da competição continental é seis.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos