Jogadores da Alemanha se dizem emocionados com recepção em Berlim

Do UOL, em São Paulo

Ao serem recebidos por cerca de 500 mil pessoas nesta terça-feira (15), de acordo com números divulgados pela imprensa local, os jogadores da seleção da Alemanha ficaram emocionados com a festa feita pela torcida para comemorar o tetracampeonato mundial, conquistado no último domingo (13) após vitória sobre a Argentina na final da Copa do Mundo disputada no Brasil, por 1 a 0.

O capitão da seleção alemã, Philipp Lahm, exibiu a taça da Copa do Mundo para a multidão e declarou que estava vivendo um momento único na vida. "Desde que eu era criança, eu sonhava com isto", disse Lahm.

O técnico Joachim Löw falou para a multidão que recebeu o time no Portão de Brandemburgo e agradeceu o carinho dos torcedores, que ele disse ser um fator crucial para a conquista alemã no Brasil.

"Devo agradecer a todos os torcedores na Alemanha. Sem vocês não estaríamos aqui. Todos somos campeões do mundo", afirmou o técnico.

Lukas Podolski também não escondeu a emoção diante das milhares de pessoas que vibravam a cada discurso dos jogadores. "Isto é genial, é um momento incrível".

O zagueiro Mertesacker foi outro que dedicou a conquista à torcida. "Estamos muito orgulhosos do que fizemos. Finalmente vencemos. Estamos orgulhosos dos torcedores", disse o jogador.

Autor do gol que deu o título para a Alemanha na prorrogação, Mario Götze disse que estava vivendo um sonho. "Jogamos um torneio impressionante. Tenho um sentimento incrível", afirmou.

Festa da torcida

Torcedores com camisas da seleção da Alemanha, muitos com os rotos pintados em preto, vermelho e amarelo, e alguns com perucas e bandanas nas cores nacionais, começaram a beber cerveja horas antes do time aterrissar em solo alemão.

"É uma atmosfera incrível, não poderia ser melhor", disse Lukas Klein, de 19 anos, que passou a noite na estrada para ir de Bremen, ao norte, até Berlim. Ele disse ao chefe que estava doente.

Um brado emanou da multidão quando o avião da seleção sobrevoou o local, e os torcedores fizeram uma contagem regressiva de 10 a zero até a aeronave tocar o solo. "O futebol está voltando para casa!", gritavam.

"Estou muito feliz em recepcionar os campeões do mundo enquanto estou vivo. Sou da Alemanha Oriental e isso é importante", disse Guenther Richter, de 51 anos, morador de Berlim Oriental.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos