Neymar vira queridinho na Argentina após dizer que torceria por Messi

Adriano Wilkson

Do UOL, em Buenos Aires

A declaração de Neymar de que deixaria de lado a rivalidade para torcer por seus amigos Messi e Mascherano na final da Copa atingiu em cheio o coração dos argentinos, que agora morrem de amores pelo camisa 10 do Brasil.

Centenas de torcedores se reuniam nesta segunda-feira (14) no centro de Buenos Aires para recepcionar a seleção vice-campeã do mundo, que no domingo (13) perdeu por 1 a 0 para a Alemanha no Rio. A reportagem conversou com alguns deles sobre o que pensam de Neymar. Todos mostraram, além de respeito, admiração pelo atacante.

"Essa declaração recente dele só mostra que é um menino de grande coração, que valoriza as amizades acima de tudo", afirmou o profissional autônomo Jorge Villandagos, de 64 anos, que foi todo elogios também ao futebol do atacante. "É jovenzinho, mas tem tudo para ser um dos maiores da história do futebol. Todos na Argentina ficamos tristíssimos quando ele se machucou e ficou fora da Copa."

Em entrevista coletiva na semana passada, Neymar contrariou a tendência na torcida brasileira e disse que gostaria de ver a Argentina campeã, por causa de seus amigos de Barcelona. "Neymar é argentino", manchetou o jornal Olé em reportagem sobre a entrevista.

"Qualquer outro brasileiro torceria pela Alemanha, mas ele mostrou que sua amizade com Messi é mais importante que a rivalidade em campo", disse o professor Emanuel Moreno, de 28 anos.

German Nunez, operador de gruas, de 45 anos, acredita que Neymar poderia ter sido o herói brasileiro e levado a seleção à final dos sonhos. "Todos queríamos esse jogo. Seria o final perfeito para o Mundial. O Neymar, tanto quanto o Messi, merecia isso."

Em qualquer conversa sobre Neymar com os argentinos, eles dizem duas coisas: que ficaram muito tristes com a joelhada de Zuñiga que o tirou da Copa e que adoraram sua declaração de apoio à Argentina. Os dois fatos concorrem para melhorar a imagem que o país tem sobre o jogador.

Mas o comerciante Alberto, que festejava o vice-campeonato na noite de domingo (13), lembrou que alguns humoristas e torcedores argentinos fizeram piada com a lesão do atacante. Em um jogo da Copa, portenhos chegaram a ir ao estádio com a réplica de uma coluna vertebral. Segundo Alberto, porém, todas as pessoas inteligentes da Argentina recriminaram essas brincadeiras.

"Um menino como ele, sofrendo o que está sofrendo nesse momento da carreira, não merece ser alvo desse tipo de piada", disse.

E nem a fama de Neymar de ser cai-cai, que em muitos países europeus assombra sua imagem, parece desfazer o encanto do argentinos sobre o atacante. "Fingir faz parte do jogo, é também um dos talentos dele", diz o professor Emanuel Moreno.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos