Não foi só Fred. "Seca" de grandes centroavantes marca Copa no Brasil

Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

  • Wander Roberto/VIPCOMM

    Maiores centroavantes do planeta tiveram dificuldades ao longo da Copa do Mundo no Brasil

    Maiores centroavantes do planeta tiveram dificuldades ao longo da Copa do Mundo no Brasil

Especialistas em balançar as redes, os principais centroavantes do planeta não tiveram vida fácil na Copa do Mundo do Brasil. Bem marcados, o jogadores que atuam mais parados dentro da grande área não brilharam e colocaram em dúvida a eficiência de uma das posições mais nobres do futebol.

Para ter uma ideia um pouco mais clara, é preciso fazer uma comparação com outra função. O meia James Rodriguez foi o artilheiro da Copa com seis gols marcados em cinco jogos. Enquanto isso, o "camisa 9" que mais marcou foi Robin Van Persie, da Holanda, que deixou quatro tentos, sendo um de pênalti e outro em uma falha de Iker Casillas na vitória por 5 a 1 sobre a Espanha.

Van Persie, que esteve em seis dos sete duelos dos holandeses, é apenas o quinto na lista dos atletas que mais fizeram gols. James, Thomas Müller (5), Neymar (4) e Messi (4), todos jogadores que atuam mais recuados, lideram o ranking dos artilheiros da competição.

Abaixo de Van Persie vem Karim Benzema, da França. Autor de três gols na competição, o atacante do time comandado por Didier Deschamps teve sua melhor atuação na partida contra a fraca seleção de Honduras. O camisa 10 fez dois gols, sendo um de pênalti, e passou os minutos finais revezando a função de centroavante com Olivier Giroud, outro jogador de área e que terminou sua participação na Copa com apenas um gol.

A dupla com Giroud também foi um dos "desafogos" de Benzema. A formação com os dois centroavantes tirou o atleta do Real Madrid da marcação acirrada dentro da grande área e o resultado foi uma boa atuação na goleada por 5 a 2 sobre a Suíça, quando também deixou sua marca.

A "crise" de centroavantes se estendeu para quase todas as grandes seleções. Na Itália, por exemplo, Mario Balotelli se despediu com apenas um gol marcado, na vitória sobre a Inglaterra por 2 a 1. No Brasil, o criticado Fred só deixou o seu na vitória sobre Camarões, que já estava eliminado do torneio.

Recordista de gols em Copas do Mundo, Miroslav Klose também sofreu dentro da grande área. Foram cinco jogos e dois tentos marcados. No entanto, o camisa 11 ficou começou partidas na reserva ou foi substituído no decorrer dos confrontos.

Vale destacar que zagueiros, como o brasileiro David Luiz e o alemão Mats Hummels terminaram a Copa com dois gols, mais tentos do que muitos dos nomes citados acima.

Nem todos os centroavantes tiveram um desempenho ruim no que diz respeito aos números. Com poucas partidas disputadas, alguns mantiveram uma média justa, mas com os tentos marcados em uma mesma rodada. É o caso do croata Mario Mandzukic. Suspenso na estreia contra o Brasil, ele participou apenas de dois jogos e viu a Croácia cair na primeira fase. No entanto, ele marcou os seus dois gols na goleada sobre Camarões.

O mesmo se aplica a Jackson Martinez, da Colômbia. Reserva de José Pékerman, ele participou de três dos cinco jogos dos colombianos e deixou duas vezes a sua marca, todas na vitória sobre o Japão.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos