Como a máquina alemã foi construída durante a Copa do Mundo do Brasil

Luis Augusto Símon

Do UOL, em São Paulo

A máquina alemã capaz de humilhar o Brasil e de construir o mais maluco resultado de todas as Copas do Mundo começou a aparecer apenas no jogo anterior, contra a França, quando venceu de maneira bem mais modesta, um mísero 1 a 0 com gol de zagueiro.

Antes, a Alemanha, apesar de haver começado a Copa com uma goleada de 4 a 0 sobre Portugal, ainda levava indagações e preocupações aos seus torcedores.

E toda a transformação acontece a partir da recuperação de Scweinsteiger e da mudança de Lahn para a lateral. Vejamos as escalações:

1. Contra Portugal: Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels (Mustafi) e Howedes; Lahm, Khedira, Gotze, Özil (Schurrle) e Kroos; Müller (Podolski). B Boateng começou na lateral e foi para o meio em lugar de Hummels. Mustafi entrou na lateral. O homem mais adiantado era Müller o Gotze era titular.

2. Contra Gana: Neuer; Boateng (Mustafi) Hummels, Mertesacker e Howedes,  Khedira (Schweinsteiger, aos 24 min. do 2°tempo), Lahm, Kroos e Özil; Gotze (Klose, aos 24 min. do 2°tempo) e Müller. Há a primeira aparição de Schweinsteiger e mesmo assim Lahm continua no meio. E Klose entrou, com Müller recuando um pouco. Seria assim contra o Brasil.

3. Contra os EUA - Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels e Howedes; Schweinsteiger (Götze), Lahm, Kroos e Ozil (Schurrle); Müller e Podolski (Klose).  A novidade, aqui, é que durante parte do jogo o time teve apenas Lahm como volante.

4. Contra a Argélia: Neuer; Mustafi (Khedira, aos 24 do segundo tempo), Boateng, Mertesacker e Howedes; Lahm, Schweinsteiger (Kramer, aos 4 min. do 2° tempo da prorrogação), Kroos, Götze (Schürrle, no intervalo) e Özil; Müller. Aqui, pela primeira vez Lahm vai para a lateral, em lugar de Mustafi, dando lugar a Khedira no meio, ao lado de Schweinsteiger. Esse time, com Hummels em lugar de Metersacker, com Müller um pouco recuado em lugar de Gotze e Klose no ataque é que massacraria o Brasil.

Contra a França: Neuer; Lahm, Boateng, Hummels e Howedes; Khedira, Schweinsteiger, Kroos (Kramer) e Özil (Götze); Müller e Klose (Schürrle) Aí está. A máquina.

Contra o Brasil: O mesmo time que eliminou a França + o "apagão de Felipão" = massacre que permitiu até a entrada do garoto Draxler. A escalação: Neuer; Lahm, Boateng, Hummels (Mertesacker, no intervalo) e Höwedes; Schweinsteiger, Khedira (Draxler, aos 31 min. do 2° tempo), Kroos e Özil; Müller e Klose (Schürrle, aos 12 min. do 2° tempo).

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos