Tabloide inglês retrata como Brasil virou piada. Alemão não sacaneou Brasil

Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio

  • AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON

    Segundo o "The Mirror", o zagueiro Hummels teria revelado um pacto no vestiário para não humilhar o Brasil

    Segundo o "The Mirror", o zagueiro Hummels teria revelado um pacto no vestiário para não humilhar o Brasil

O tabloide inglês "The Mirror" causou barulho nesta quarta-feira ao sugerir que os jogadores da seleção da Alemanha fizeram um pacto no vestiário do Mineirão, no intervalo da partida, com o objetivo de facilitar o jogo e não humilhar o Brasil. Em outras palavras, o jornal dá a entender que os alemães amoleceram para evitar um vexame ainda maior.

Como se sabe, o primeiro tempo da semifinal da Copa terminou 5 a 0. O título na contracapa do jornal afirma, em letras garrafais: "Último insulto". Uma frase atribuída ao zagueiro Hummels completa o enunciado do "Mirror": "Todos nós concordamos no intervalo em facilitar e não humilhar os brasileiros".
 
A reportagem, no interior do jornal, reproduz a frase que Hummels, de fato, disse. E ela é diferente do que está em destaque. "Nós apenas deixamos claro que tínhamos que continuar focados e não tentar humilhá-los". 
 
Ou seja, pelo que disse o zagueiro, o grupo concordou que não deveria relaxar, apesar de estar vencendo por 5 a 0, e ter o cuidado de não provocar os brasileiros com firulas ou dribles desnecessários. O sentido da sua declaração é totalmente diferente do enunciado sensacionalista na contracapa.
 
Em campo, o time mostrou que não tinha nenhuma intenção em facilitar. Fez mais dois gols e poderia facilmente, se não tivesse perdido algumas chances, ter chegado a 9 a 0. 
 
Jornalistas brasileiros que entrevistaram Hummels depois do jogo, como Renato Ribeiro, da Rede Globo, também se manifestaram no Twitter, questionando o "The Mirror". "Ele disse o oposto. Eles não corriam tanto pra se poupar pra final mesmo", escreveu Ribeiro.
 
O episódio revela algo, porém. Os 7 a 1 aplicados pela Alemanha desmoralizaram a seleção brasileira. O respeito conquistado ao longo de décadas em ambientes internacionais foi colocado em xeque. Só isso explica a falta de cerimônia do "The Mirror" em tripudiar do time de Felipão torcendo uma frase do zagueiro Hummels. 
 
A seleção brasileira, infelizmente, virou motivo de piada. E vai precisar se esforçar muito para recuperar o seu prestigio.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos