Parreira apela para pieguice e lê carta de torcedora em apoio à seleção

Mauricio Stycer

Do UOL, em Teresópolis

Num dos momentos mais extravagantes da entrevista da comissão técnica da seleção brasileira, o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira interrompeu o técnico Luiz Felipe Scolari para ler uma "carta" (na verdade, um e-mail) que uma torcedora teria enviado à CBF depois da derrota para a Alemanha por 7 a 1. Em tom piegas, as palavras de "dona Lucia" comoveram a seleção, disse ele, e mostraram como a população brasileira apoiou a equipe na Copa, mesmo depois do fiasco no Mineirão. 

"Receba um abraço de uma brasileira anônima, que não conhece muito de futebol, mas que admira muito o trabalho do senhor", diz a fã de Felipão, segundo o texto lido por Parreira. "Mais uma vez vi diante da câmera um homem íntegro e corajoso. Fiquei muito triste ao constatar que o ser humano muitas vezes é de uma crueldade sem limites", disse ela, no e-mail, depois de ouvir as perguntas dirigidas ao técnico na entrevista pós-jogo.

Parreira insistiu na visão que defendeu antes do início da Copa, afirmando que o Brasil era favorito ao título. "A visão continua a mesma, otimista, positiva", disse. " Nunca vi um comandante dizer: vamos para a guerra e vamos perdê-la. Era obrigação nossa ser otimista". E, contra todas as evidências, o coordenador insistiu: "O trabalho foi muito bem conduzido por um ano e meio". 
 
Em diferentes momentos da entrevista, Parreira interrompeu Felipão. Foi ele o primeiro a qualificar o desastre de terça-feira no Mineirão como um "tsunami", termo depois repetido pelo técnico. Também coube a ele lançar o mantra que não é possível "explicar o inexplicável".
 
Esbanjando um otimismo que, para muitos, soou como alheamento da realidade, Parreira disse: "Quero ressaltar a correção, a dedicação desses jogadores em um ano e meio. Não houve um deslize, um erro no operacional, na logística. Foram perfeitos". E disse ainda: "O futebol brasileiro já sobreviveu a crises como essa. Vai sobreviver. Vai dar a volta por cima. É muito forte".
 
Parreira também auxiliou Felipão nas respostas aos jornalistas que procuraram apontar aspectos mais críticos do trabalho da comissão técnica. Quando um repórter observou que a seleção não jogou bem em diversos momentos do Mundial, o coordenador socorreu o técnico com uma ironia: "E com toda essa incapacidade conseguimos chegar na semifinal". Murtosa, entao, observou: "E os capazes foram embora".
 
O coordenador lamentou que todo o trabalho da seleção esteja sendo avaliado por conta da derrota para a Alemanha por 7 a 1. "Se o resultado foi bom, o trabalho foi bom. Se o resultado foi ruim, o trabalho foi ruim. Estamos muito acostumados a pensar assim", disse. 
 
"Está muito claro que os europeus estão preocupados em melhorar o nível dos técnicos, o nível dos campeonatos, dos jogadores. É importante que a gente se concentre no que a gente já foi muito bom: formação de jogadores em clubes", disse.
 
Abaixo, a "carta" de Dona Lucia, na verdade um e-mail:
Professor Felipão, acabo de ler a coletiva dada pelo senhor. Mais uma vez vi diante da câmera um homem íntegro e corajoso. Fiquei muito triste ao constatar que o ser humano muitas vezes é de uma crueldade sem limites. Tive esse sentimento ao ouvir os jornalistas lhe perguntarem sobre a dívida do senhor com a nação brasileira. E o senhor mesmo sofrendo mais do que qualquer um ali com toda humildade que lhe é peculiar, deu uma resposta muito coerente. Parabéns. O senhor é um grande homem e um ser humano impar. É claro professor que eu, como os demais brasileiros, gostaríamos de estar comemorando outro resultado, porém sei que ninguém perde por vontade própria. Meu e-mail é só para agradecer a grande felicidade que o senhor e seu grupo proporcionaram para a nossa nação. Bom trabalho nos próximos anos. Tenho certeza que o senhor comandará com extrema competência. Dizem que as mulheres não entendem de futebol, porém entende de seres humanos. Portanto, envio um abraço com todo carinho para o senhor e toda sua equipe. Fique com Deus. Lembre-se que o sonho pode durar uma noite, mas alegria vem ao amanhecer. Quero dizer com essa citação que tudo vai passar e ficará bem. Saiba que como eu, há várias pessoas que estão acompanhando essa seleção que tem o privilégio de ser comandada pelo senhor. Receba um abraço de uma brasileira anônima, que não conhece muito de futebol, mas que o admira muito o trabalho do senhor

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos