Craques do Mundial, Messi e Robben somem em jogo da marcação

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

Dois dos maiores destaques da Copa-2014, Robben e Messi não conseguiram jogar na semifinal diante da forte marcação imposta pelos rivais. Sempre com atenção dobrada sobre eles, pouco produziram, apesar do esforço e da participação constante na partida.

O holandês foi mais participativo no jogo, com quase 13 km corridos e 35 passes. Já Messi correu 10 km, e deu 32 passes.

Mas o argentino esteve pressionado até o meio do segundo tempo por uma marcação individual feita por De Jong que o acompanhava até quando ele voltava a sua defesa. Quando o volante saiu, foi acompanhado por setor, mas Vlaar foi quem mais o parou. O campo de calor da Fifa mostra que Messi esteve muito mais presente no meio de campo do que no ataque, justamente para procurar mais espaços para jogar.

No caso de Robben, não houve  marcação individual. Mas, por todos os setores em que girou do ataque, e esteve em todos os lados, tinha um argentino grudado, e outro em sua sobra. Quando caiu pelo meio, havia um Mascherano correto o tempo inteiro como volante, inclusive quando recuava mais para ajudar os zagueiros.

Com suas principais qualidades ofensivas, os craques argentino e holandês também ajudaram na recuperação de bola, Messi voltava para combater no meio de campo, e Robben perseguiu Rojo na lateral. Um sinal de que como a marcação superou a criação nesta partida, com apenas 10 arremates em 90 minutos.

É verdade que, a dois minutos do final, Robben enfim teve o seu espaço quando a zaga do time celeste errou e a bola sobrou para ele na área. Mas o holandês, que tem mostrado precisão nos chutes neste Mundial após tantas críticas, demorou a chutar. Perdeu a passada e concluiu só quando estava pressionado pelo defensor.

Na prorrogação, o cansaço das equipes abriu brechas paras os dois craques, mesmo que não fossem muito grandes. Só que Robben passou a se jogar muito, como de costume, a tal ponto de cair até com um contato com o árbitro. Assim como em todo o segundo tempo, Messi esteve sumido. Não foi uma semifinal de craques, mas ambos cumpriram seus papéis nas cobranças de pênaltis.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos