BH terá Savassi cercada para a semi; 8 mil alemães devem estar na cidade
Isabela Noronha
Do UOL, em Belo Horizonte
A Savassi, região no centro-sul de Belo Horizonte que se tornou ponto de concentração de torcedores na cidade, será toda cercada para a partida entre Brasil e Alemanha nesta terça-feira (8) no Mineirão.
"Serão colocadas grades para termos um controle maior do acesso de pessoas e facilitar buscas e fiscalizações", diz o coronel Hércules Freitas, comandante do Batalhão da Copa.
Outros cercamentos já haviam sido feitos na região antes, mas de trechos e não do perímetro inteiro. De acordo com o coronel Hércules, as grades serão montadas nas avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, nos quarteirões imediatamente anteriores ao cruzamento delas, onde costuma ficar as maior aglomeração de pessoas.
A medida acontece depois que a Savassi atingiu, no dia 28 de junho, após a partida entre Brasil e Chile nas oitavas-de-final, a sua capacidade máxima, com cerca de 30 mil pessoas. Nesta terça-feira, uma quantidade semelhante de torcedores é esperada no local.
O mesmo cercamento ia acontecer na sexta-feira (4), para o jogo do Brasil das quartas-de-final contra a Colômbia. Porém, com o desabamento do Viaduto Batalha dos Guararapes, que deixou dois mortos e 23 feridos, as festas públicas na cidade foram canceladas e a medida foi adiada.
As grades devem começar a ser colocadas pela manhã, no máximo, na hora do almoço. A entrada no perímetro da Savassi será de graça mas as pessoas passarão uma de cada vez, e policiais vão checar bolsas e mochilas à procura de armas brancas, como faca e soco inglês.
Cerca de 700 policiais militares vão se revezar para trabalhar na área nesta terça.
No Mineirão e arredores, segundo a PM, o policiamento deve ser semelhante aos outros dias de jogo no estádio. No total, serão 12 mil policiais em toda a cidade.
Fan Fest lotada
Na Fifa Fan Fest, que acontece no Expominas, oeste de Belo Horizonte, a expectativa também é de lotação máxima nesta terça, tanto pela importância do jogo quanto pela atração principal do dia, a dupla César Menotti e Fabiano.
Segundo a prefeitura, são esperadas 21 mil pessoas. A abertura dos portões deve acontecer às 11h e, assim que a capacidade total for atingida, eles serão fechados.
No jogo entre Brasil e Chile, no sábado (28), muita gente ficou de fora da Fan Fest e só conseguiu entrar bem depois que a partida tinha terminado, por volta das 17h20.
Alemães na cidade
A torcida alemã deve ser uma das menores já recebidas em Belo Horizonte na Copa do Mundo. De acordo com o Consulado da Alemanha na cidade, eles serão oito mil e chegam principalmente nesta segunda-feira (7). Apenas metade deles tem ingresso.
Entre os turistas que tiveram a visitação contabilizada oficialmente, o número de alemães só é maior que o de ingleses que, segundo a SMCOPA (Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo), eram 5 mil na capital mineira em 24 de junho, data da partida entre Inglaterra e Costa Rica no Mineirão.
Ainda de acordo com a SMCOPA, 20 mil colombianos, entre 20 mil e 25 mil argentinos e 20 mil chilenos estiveram em Belo Horizonte para assistir aos jogos de suas seleções.
Familiares de mortos em BH lamentam tragédia abafada por lesão de Neymar
Clássico em BH exacerba diferenças entre o dândi Low e o 'ogro' Felipão
Arenas da Copa impressionam torcedores; as longas filas e a comida, não 




