Arenas da Copa impressionam torcedores; as longas filas e a comida, não

Do UOL, em São Paulo

Os torcedores estrangeiros que vieram ao Brasil para a Copa do Mundo ficaram impressionados com os estádios que o Brasil construiu para o Mundial, principalmente pela arquitetura de cada um deles e pela visão que tinham desde suas cadeiras. O UOL ouviu 257 fãs de futebol de 36 diferentes nacionalidades durante a primeira fase da Copa do Mundo.

Os visitantes, no entanto, encontraram falhas e problemas nas arenas que, a maior parte deles atribui ao fato de não estarem acabadas. As filas para entrar e para comer e a falta de mais opções de comida nas lanchonetes foram as principais reclamações. Mas alguns ainda acharam as arenas inseguras e o entorno delas perigoso.

Veja como os torcedores avaliaram cada um dos estádios da Copa do Mundo:

Beira-Rio (Porto Alegre)
Avalie o Beira-Rio

Em Porto alegre, os torcedores que foram assistir a jogos da Copa no estádio Beira-Rio elogiaram a organização e o acabamento da arena. A acústica, o conforto das cadeiras e a disponibilidade das pessoas também agradaram.

Reclamaram, no entanto, da umidade do estádio e da organização dos setores, citando que as melhores categorias não têm o melhor lugar. Os torcedores não gostaram também dos preços das comidas vendidas dentro da arena e relataram que tiveram muita dificuldade para usar o telefone celular.

Arena Fonte Nova (Salvador)
Avalie a Fonte Nova

O projeto do estádio, que tem a ferradura de cadeiras voltada para um vão pelo qual se tem a vista do Dique do Tororó encantou os torcedores que foram ver a Copa em Salvador. Vários consultados pelo UOL elogiaram a beleza da Fonte Nova e elogiaram também a localização e o fácil acesso.

Bonito por dentro, complicado por fora. Foi reclamação constante a falta de sinalização no entorno do estádio e a dificuldade para encontrar o portão de acesso. Os torcedores reclamaram também da fata de lojas e de entretenimento próximos da arena e da dificuldade para comprar comida nas lanchonetes por causa das filas.

Arena Amazônia (Manaus)
Avalie a Arena Amazônia

A personalidade do estádio de Manaus chamou a atenção dos torcedores que passaram por lá. O formato em cesto de índio da Arena Amazonas foi elogiada pela maioria dos entrevistados na pesquisa. Alé, disso, o colorido das cadeiras, a boa visão do campo e a acústica também agradaram.

As falhas encontradas pelos visitantes no Amazonas foram a qualidade do gramado, a comida e as longas filas para comprá-la e o trânsito difícil para chegar para assistir aos jogos.

Mineirão (Belo Horizonte)
Avalie o Mineirão

O Mineirão foi avaliado pelos torcedores inquiridos pela pesquisa do UOL como um estádio organizado e bem sinalizado. Muitos elogiaram a disposição das cadeiras, com boa visão do campo, além da animação das torcidas e da disposição dos voluntários, que avaliaram como bem treinados.

Mais uma vez os visitantes reclamaram da falta de comida nas lanchonetes e das longas filas para comprar bebidas. Além disso, apontaram problemas para chegar ao Mineirão, reclamaram do transporte, mas principalmente da distância dos bloqueios, citando que tinham que andar muito para entrar.

Castelão (Fortaleza)
Avalie o Castelão

O estádio onde o Brasil deu um susto na torcida vencendo a Colômbia foi bem avaliado pelos estrangeiros que assistiram ali a algum jogo da Copa. Os visitantes consideraram que o Castelão era um dos poucos estádios prontos do Brasil, elogiaram a organização e a limpeza, a visão do campo e também o entorno da arena de Fortaleza.

Ainda assim houve problemas. Os torcedores acharam o estádio muito longe da cidade e disseram que o bloqueio é muito distante dos portões, citam que tiveram que andar muito para entrar e que não há estacionamento no entorno. Como em todos os outros, os inquiridos reclamaram das longas filas para banheiro e lanchonete e também do acesso ruim à internet.

Maracanã (Rio de Janeiro)
Avalie o Maracanã

Muitos torcedores avaliaram o Maracanã como o estádio mais bonito e impressionante da Copa, pelo tamanho e pela história. Elogiaram o acesso fácil pelo metrô, a acústica, a iluminação e os espaços amplos para circular.

Criticaram, no entanto, a falta de segurança devido à invasão dos torcedores chilenos, "muita confusão" na hora de entrar no estádio. Reclamaram também da falta de bebida e comida nas lanchonetes e citaram que o estádio tem poucos banheiros e que em alguns setores a cadeira é muito longe do gramado.

Arena São Paulo (São Paulo)
Avalie o Itaquerão

O Itaquerão foi classificado como um estádio 'correto' e com uma arquitetura diferente pelos entrevistados na pesquisa do UOL. Os torcedores citaram que a arena de São Paulo é um estádio com bons acessos, assentos numerados e muito bem ordenados.

As críticas foram mais numerosas que os elogios. As principais falhas apontadas foram: poucos banheiros em funcionamento, muitas filas para banheiro e lanchonete, gramado muito castigado e segurança ruim (alguns citaram que era muito fácil entrar no estádio sem ingresso). Outros torcedores disseram que ficaram com medo das arquibancadas provisórias e citaram o teto era de pano, o que mostrava que o estádio da abertura da Copa realmente não estava terminado.

Mané Garrincha (Brasília)
Avalie o Mané Garrincha

Assim como a arquitetura da cidade de Brasília impressionou os torcedores da Copa, a do Estádio Nacional Mané Garrincha também. O tamanho, a acústica e o projeto da arena de Brasília foram citados como pontos altos, além da boa localização, dos fáceis acessos e da organização.

As falhas: muitos torcedores reclamaram que as cadeiras do estádio são apertadas e as fileiras são muito próximas umas das outras; o estádio estava sujo e empoeirado e também houve muitas filas para comprar bebida ou comida nas lanchonetes, além de longas filas para entrar nos primeiros jogos.

Arena Pernambuco (Recife)
Avalie a Arena Pernambuco

A Arena Pernambuco também foi classificada como bem organizada e sinalizada. Os visitantes também elogiaram os ônibus que fizeram o trajeto até o estádio e o bom treinamento dos voluntários.

Os aspectos negativos foram a falta de comida nas lanchonetes, o acesso à internet ruim, a localização do estádio que é muito afastada do centro da cidade e de zonas comerciais. Houve também críticas sobre o entorno do estádio, considerado vazio e ermo pelos consultados.

Arena das Dunas (Natal)
Avalie a Arena das Dunas

O estádio de Natal foi elogiado pelos consultados na pesquisa por ser organizado e bem sinalizado, ter boa visão do campo e também boa conexão de internet. Os entrevistados citaram ainda que é uma arena limpa e fácil de transitar porque as coisas são perto umas das outras.

A chuva, no entanto, prejudicou bastante a avaliação. A falta de cobertura em parte das cadeiras foi muito criticada, além de poças de água que se formaram nos banheiros e corredores por causa do mau tempo. Os torcedores reclamaram também do sinal fraco de celular, da pouca opção de comida e das obras inacabadas no entorno.

Arena Pantanal (Cuiabá)
Avalie a Arena Pantanal

Em Cuiabá, a arena foi avaliada como "bonita, mas pequena". Os torcedores elogiaram os telões bem posicionados no interior do estádio, a boa visão das arquibancadas e a proximidade do gramado. Também citaram que foram bem recebidos e orientados pelos voluntários.

Mas os torcedores também enfrentaram filas para entrar em Cuiabá e reclamaram ainda que a mesma fila se repetiu nas lanchonetes para comprar bebida. Disseram que o estádio é muito quente e que o entorno da arena pareceu muito perigoso.

Arena da Baixada (Curitiba)
Avalie a Arena da Baixada

A opinião sobre a Arena da Baixada, em Curitiba, refletiu um pouco do que os torcedores acham da cidade também: bonita e organizada. Os entrevistados também elogiaram os acessos, a localização, a boa visão do campo e as cadeiras "confortáveis".

Mas reclamaram das filas para entrar, das longas filas que se formaram nos banheiros e nas lanchonetes, da pouca opção de comida e do sinal ruim de celular. Além disso, os visitantes reclamaram da falta de clima de Copa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos