Pesquisa UOL: Torcedores foram roubados nas praias e enganados por taxistas

Do UOL, em São Paulo

Apesar de terem aprovado, no geral, a organização da Copa do Mundo boa e a estrutura das cidades-sede, uma parte dos torcedores estrangeiros entrevistados pelo UOL Esporte admitiu ter passado pelo menos por uma situação constrangedora no Brasil.

Dos 257 fãs de futebol de 36 nacionalidades distintas inquiridos na pesquisa, 75 deles (29,2%) responderam de forma afirmativa à seguinte pergunta: "Você passou por alguma situação constrangedora no Brasil? Qual?"

Vários torcedores (10 deles ou 13,3%) tiveram problemas nos aeroportos e citaram que seus voos atrasaram, atrapalhando bastante o planejamento da viagem. Reclamaram também das salas de espera muito pequenas e desconfortáveis e das filas intermináveis para o check in. Um deles citou que teve a bagagem extraviada num voo de Recife para São Paulo e, há 10 dias, tenta reavê-la sem sucesso.

Ainda nos aeroportos, os visitantes reclamaram da falta de segurança. Um torcedor disse que enquanto dormia na Fan Zone no aeroporto do Recife, teve todos os seus pertences roubados e dependeu da generosidade de um funcionário para poder comer quando acordou.

Oito torcedores (11% do total) reclamaram de taxistas. As queixas foram várias: houve taxista errando o caminho de propósito para cobrar mais e outros querendo cobrar além do valor do taxímetro. Houve ainda taxista que cometeu imprudências no trânsito com os passageiros no carro e outro que não conseguiu se comunicar com o torcedor e o obrigou a trocar de veículo.

Outras 8 (11% do total) pessoas entrevistadas se queixaram de roubos, furtos ou tentativas de roubo, principalmente nas praias das cidades-sede litorâneas. Uma delas disse que foi abordada por um homem com uma faca no Rio de Janeiro, mas conseguiu correr e evitar o roubo. Outras tiveram a bolsa ou a mochila furtadas enquanto tomavam banho de mar em Fortaleza, Recife e Salvador.

Assim como os jornalistas estrangeiros consultados pelo UOL, os torcedores inquiridos também se queixaram que no Brasil poucas pessoas falam um segundo idioma. Dos 75 torcedores que afirmaram ter passado por alguma situação constrangedora, 10 deles (13,3%) falaram que foi constrangedor não conseguir se comunicar nem se fazer entender em restaurantes, táxis e lojas.

Outros 8 consultados (11%) disseram que ficaram constrangidos com a desigualdade social aparente e citaram pessoas dormindo nas ruas, pedindo dinheiro nos locais turísticos entre as situações que os incomodaram.

Dentre as demais respostas dos torcedores abordados pela pesquisa do UOL, foram citados os seguintes problemas: hotéis que não ofereceram o serviço contratado; ingresso para um jogo comprado na categoria 1 e que, na verdade, era distante do local apontado; muita gente urinando nas ruas de Salvador; em Manaus, tours superlotados; problemas na fronteira por colombianos que foram confundidos com argentinos; contas de restaurantes com valor acima do consumido.

E alguns ainda apontaram situações engraçadas e que não têm exatamente a ver com qualquer problema estrutural do Brasil: "foi constrangedor ter saído com poucas mulheres"; "bebi demais e dei uma entrevista para a TV chilena e... minha namorada viu"; "em um ônibus, entalamos com nossas mochilas na catraca".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos