"Neymar fez a parte dele. Agora é a nossa", diz Felipão
Do UOL, em São Paulo
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, concedeu coletiva na tarde desta segunda-feira, no Mineirão, na véspera da semifinal da Copa do Mundo contra a Alemanha, e falou abertamente pela primeira vez sobre a lesão que tirou o atacante Neymar da Copa do Mundo. E não houve espaço para lamentações. Felipão afirmou que a parte de Neymar já está feita, e agora a tarefa é dos 22 jogadores que sobraram.
"A motivação adicional nós temos que acrescentar, é a passagem a cada jogo, de uma etapa. O Neymar, ao nos deixar, deixou muito dele conosco e levou muito de nós com ele. Nós já terminamos essa fase de envolvimento desse aspecto que nós ficamos tristes e tudo mais, desde o momento que sabíamos que não teríamos mais o Neymar. E ele, nas manifestações, fez com que os jogadores entendessem que a parte dele ele tinha feito. A gora é a nossa parte que a gente tem que fazer", disse o técnico.
Neymar fraturou uma das vértebras ao sofrer uma joelhada nas costas do lateral colombiano Camilo Zuñiga, no duelo pelas quartas de final, nos últimos minutos da partida. O atacante chegou a voltar para a Granja Comary, mas deixou a concentração no dia seguinte e está com a família no Guarujá, no litoral paulista.
Sem Neymar, Felipão esboçou no treino desta segunda-feira três possibilidades para escalar a seleção diante da Alemanha. A favorita ainda é a entrada de Willian no setor ofensivo - Dante tem tudo para ser o escolhido no lugar de Thiago Silva, suspenso. O meia do Chelsea pode ocupar o centro do meio de campo, com Hulk e Oscar nas pontas, ou o lado direito do campo de ataque, trocando com Oscar. Outras alternativas são a entrada de Bernard na ponta direita, com Oscar pelo meio, ou até a entrada de Paulinho no meio de campo. Isso deixaria o setor com três volantes: Luiz Gustavo, Fernandinho e Paulinho, com Oscar como meia e Hulk e Fred como atacantes.