Neymar explode no Twitter com lesão e quase iguala ibope da seleção inteira

Luiza Oliveira

Do UOL, em Fortaleza (CE)

Não é de hoje que Neymar é um fenômeno das redes sociais. O nome do craque está sempre entre os mais badalados do Instagram e do Twitter e qualquer post simples do atacante estampa os principais portais do país segundos depois. Mas a lesão que o tirou da Copa do Mundo causou números ainda mais impressionantes. O jogador explodiu no Twitter e, sozinho, teve quase o mesmo ibope que o da seleção brasileira inteira.

Neymar se tornou centro das atenções no Twitter no jogo contra a Colômbia logo após a joelhada nas costas recebida do colombiano Camilo Zuñiga por trás aos 43 minutos do segundo tempo. O assunto ganhou ainda mas repercussão quando foi constatada a fratura na vértebra que tirou o atleta da Copa do Mundo.

No Twitter, foram publicados 5.568.700 posts em todo o mundo com menções a Neymar Jr ou ao perfil oficial do atleta. A medição da rede social foi feita considerando o período em que o problema esteve em evidência, desde o jogo contra a Colômbia, na tarde de sexta-feira (4), até às 14h de sábado, logo depois de o craque deixar a Granja Comary de helicóptero e partir a caminho do Guarujá.

De acordo com um gráfico apresentado pela própria rede social, neste período existiram dois picos sobre o assunto. O primeiro aconteceu às 18h29 de sábado, com 13.284 tweets publicador por minuto (TPM). O segundo pico, às 20h30, foi foi ainda maior com 13.845 TPM.

Os números são tão expressivos que superam as menções a muitos jogos da Copa do Mundo e quase se igualam a um jogo da seleção brasileira neste Mundial. No duelo que fechou a fase de grupo contra Camarões, por exemplo, houve quase um empate técnico e o time do Brasil teve 6 milhões de tweets.

Já na partida contra a Colômbia, pelas quartas de final do Mundial, a  repercussão na rede social foi tão grande que os comentários sobre o jogo chegaram a 12, 4 milhões, se tornando o segundo jogo mais comentado na timeline durante a Copa. A partida recordista foi Brasil e Chile que se tornou a mais comentada do torneio no Twitter, com 16,4 milhões de tweets.

A repercussão dessas partidas superaram a estreia contra a Croácia, no Itaquerão. Na ocasião, 12,2 milhões de publicações se voltaram para a seleção brasileira. Outro dado curioso da estreia foram os números de seguidores de Neymar.

Depois de marcar dois gols para o Brasil diante dos croatas, os fãs de futebol correram para seguir o artilheiro. O perfil do craque ganhou mais de 165 mil seguidores no dia do jogo, o que representa dez vezes mais do que a média normal de crescimento diário em sua conta.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos