Fora da Copa, Neymar perde prêmios, recordes e consagração

Ricardo Perrone

Do UOL, em Belo Horizonte

Neymar começou a Copa do Mundo de maneira fulminante. Logo na estreia, marcou dois gols contra a Croácia. Depois, repetiu a dose em cima de Camarões. Porém, uma falta cometida pelo colombiano Zuñiga tirou o brasileiro da competição, apesar de a seleção avançar para as semifinais.

Ao sair de ambulância do estádio Castelão, em Fortaleza, ele viu frustrado alguns planos. Outros, ficaram mais difíceis, porém, não impossíveis. Confira abaixo o que o camisa 10 da seleção brasileira perde com sua participação no Mundial interrompida.

Artilharia
Neymar encerrou forçadamente sua partição na Copa do Mundo em meio à disputa pela artilharia da competição. O brasileiro está empatado em segundo lugar com o argentino Messi e o alemão Müller na vice liderança com quatro gols, dois a menos do que o colombiano James, eliminado. Ao perder a chance de ser o goleador da Copa, o camisa 10 da seleção brasileira também dá adeus a um bônus em dinheiro oferecido pela Nike, caso ele alcançasse esse posto.

Pelé
Ao sair precocemente do Mundial de 2014, Neymar perdeu a chance de terminar sua primeira Copa do Mundo com mais gols do que Pelé quando estreou no torneio. Em 1958, na Suécia, Pelé marcou seis vezes. Para superar o Rei do Futebol, o atual camisa 10 da seleção brasileira precisaria fazer mais três gols nos dois últimos jogos, já que se não passar pela Alemanha, nas semifinais, o Brasil ainda disputará o terceiro lugar, em Brasília.

Melhor do Mundo
Interromper sua participação nas quartas de final da Copa é um obstáculo a mais para Neymar realizar já em 2014 o sonho de ser eleito o melhor jogador do Mundo pela Fifa. Desde 1994, em ano de Copa só em 2010, com Messi, o escolhido não era integrante da seleção campeã mundial. O Brasil ainda pode levantar a taça sem seu jogador mais badalado. Porém, ele irá capitalizar menos do que de costume com o triunfo.

A primeira final
Desde os primeiros passos no futebol, Neymar sonha em disputar uma decisão de Copa do Mundo. O jogador do Barcelona projetava atingir essa meta já em sua primeira participação na competição. Caso não tivesse se machucado, Neymar estaria a um jogo de alcançar sua ousada meta. E com o gostinho especial de disputar o título jogando em casa, chance que provavelmente nunca mais terá.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos