Bernard volta a BH e espera na Copa o "eu acredito" que marcou Libertadores

Do UOL, em São Paulo

O técnico Luiz Felipe Scolari ainda não definiu quem vai substituir Neymar na semifinal da Copa de 2014, terça-feira, contra a Alemanha. Mas se ele usar a experiência como critério, é possível que Bernard esteja entre os 11 titulares da seleção brasileira. O confronto será disputado no Mineirão, estádio em que o atual jogador do Shakhtar Donetsk foi campeão da Libertadores de 2013 pelo Atlético-MG. E assim como a campanha da equipe alvinegra naquele torneio, o cenário será extremamente adverso para o time canarinho.

Além de Neymar, artilheiro e principal referência ofensiva, o Brasil não poderá escalar na semifinal da Copa do Mundo o capitão Thiago Silva. O camisa 10 está fora da competição porque sofreu uma fratura em uma vértebra, e o capitão cumprirá suspensão automática na terça-feira por ter recebido o segundo cartão amarelo.

"A gente tem de ter tranquilidade e maturidade para passar por cima disso que infelizmente aconteceu. A gente vai ter de trabalhar em cima disso, sabendo que o Neymar vai fazer falta pela qualidade e pelo futebol que representa, mas também pela pessoa que é", disse Bernard em entrevista coletiva concedida neste domingo, na Granja Comary.

O jogo de terça-feira será o segundo do Brasil no Mineirão na Copa de 2014. A seleção já havia atuado no estádio nas oitavas de final, na dramática classificação contra o Chile – vitória por 3 a 2 nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar e 0 a 0 na prorrogação.

"Dentro do jogo contra o Chile eu pude viver um pouquinho do que vivi com o Atlético-MG em 2013. Foi um momento de emoções. A gente sabe que encontra dificuldades em qualquer competição, e a Libertadores também tem adversidades. Agora é um campeonato mundial, e a gente ainda teve essa barreira que foi a lesão do Neymar", afirmou Bernard.

A campanha do Atlético-MG na Libertadores de 2013 foi extremamente atribulada. O time alvinegro conquistou o título, por exemplo, com vitória nos pênaltis sobre o Olimpia (Paraguai) após triunfo por 2 a 0 nos 90 minutos e igualdade sem gols no tempo extra. Reações como essa foram embaladas pelo grito de "Eu acredito" da torcida.

"Espero que seja assim na terça-feira também. É acreditar até o fim porque a gente sabe que tem qualidade para chegar e passar pelo jogo contra a Alemanha", finalizou Bernard neste domingo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos