"Barbeiro dos craques" atende seleção argentina três vezes por semana em BH

Isabela Noronha

Do UOL, em Belo Horizonte

É de um mineiro o controle sobre o que está na cabeça dos jogadores argentinos. O empresário barbeiro Elias Torres, o "seu Elias", é o responsável pelos cortes de cabelo da seleção hermana no Brasil. Já cuidou dos cabelos de craques como Kun Agüero, Álgel Di María e Lionel Messi, de quem, por sinal, "já está na hora de cortar de novo", avalia.

Desde que a seleção argentina chegou ao Brasil e se instalou na Cidade do Galo, em Belo Horizonte, Elias já esteve com os jogadores quase uma dezena de vezes.

"Eles são vaidosos ao extremo, cortam o cabelo de dois em dois dias se deixar", diz.  "Tenho ido à Cidade do Galo várias vezes. Na semana passada, fui terça, sexta e domingo", conta Elias. Ele entrega que os craques que mais gostam da tesoura são o goleiro Agustín Orion, o lateral Marcos Rojo, o atacante Ezequiel Lavezzi e o zagueiro Ezequiel Garay. "Esses cortam quase sempre que estou lá", diz.

O barbeiro conta que praticamente toda a seleção hermana passou por sua cadeira. Agüero foi o que fez o pedido mais diferente. "Ele pediu para mudar o corte, com aquelas duas linhas na lateral", conta. "O Agüero tem muita personalidade, estava todo mundo fazendo uma só", diz.

Mas a maior emoção foi atender Lionel Messi. "Foi a primeira vez que fiquei tão apreensivo, você só vê o cara nos gramados e, de repente, ele está na sua cadeira", lembra. "Confesso que tremi as pernas. Ainda bem que não foram as mãos!", completa.

Segundo ele, Messi foi tradicional no pedido de corte, mas aceitou um palpite de Lavezzi, que sugeriu que o craque cortasse mais nas laterais da cabeça. "Lavezzi falou e ele meteu bronca, acatou na hora", diz.

Apesar da posição privilegiada, Elias diz não ter ouvido nada de muito revelador nas conversas informais dos jogadores. "Não entendo tudo, porque eles falam muito rápido. Mas sei que falam muito bem da seleção alemã e da brasileira", conta.

Por causa das visitas, se sente próximo da seleção de Sabella e assiste a todos os jogos. "Tem que torcer para eles, viraram amigos", diz. Mas nada que o convença a mudar de time. "Torço para irem para a final. Mas ganhar, só se não for do Brasil."

Preferido dos craques

Lionel Messi e seus companheiros não foram os primeiros jogadores a cortar o cabelo com Elias. Em seu salão, que fica = na região da Pampulha, em um bairro próximo ao Mineirão, ele costuma atender quase todo o time do Atlético Mineiro e boa parte do Cruzeiro.

O goleiro Victor, da seleção brasileira, é um de seus clientes. Ronaldinho Gaúcho também já cortou com Elias. Até Neymar deixou o cabelo aos cuidados do barbeiro mineiro, quando ainda jogava no Santos e duas vezes durante a Copa das Confederações.

Com 15 anos de profissão, Elias se tornou o "barbeiro dos craques" por indicação. "Começou com o Márcio Araújo (ex-Atlético Mineiro), em 2009. Um dia, ele me chamou para ir ao CT e lá acabei conhecendo todo mundo", conta.

Também foi graças a uma indicação que ele passou a atender os jogadores da seleção argentina. "Um rapaz que trabalha na sede do Galo me chamou. E eu fui", conta.

Nesta semana, deve voltar à Cidade do Galo para atender a equipe, antes da próxima partida, marcada para as 17h de quarta-feira (9), em São Paulo, pelas semifinais da Copa. "Eles sempre me avisam no próprio dia, não tenho como prever. Mas acho que devem me chamar, sim. Á semifinal e os jogadores vão querer entrar em campo com o cabelo em dia", aposta.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos