Alemães estão satisfeitos com nova função de Özil, diz assistente técnico

Erik Kirschbaum

Da Reuters, em Santo André (BA)

  • Julio Cesar Guimaraes/UOL

    Ozil domina a bola durante jogo da Alemanha contra a França, no Maracanã, pelas quartas de final da Copa

    Ozil domina a bola durante jogo da Alemanha contra a França, no Maracanã, pelas quartas de final da Copa

A comissão técnica da seleção da Alemanha rejeitou as críticas a Mesut Özil e garantiu que está mais do que satisfeita com a maneira como meia tem se adaptado à sua nova função no time.

O atleta de 25 anos costumava jogar no coração do ofensivo esquema 4-2-3-1 alemão, chamando atenção com muitos gols e passes brilhantes, como um legítimo camisa 10. No entanto, depois das derrotas nas semifinais da Copa do Mundo de 2010 e da Euro 2012, o treinador Joachim Löw passou a adotar um esquema mais cauteloso, um 4-3-3 com Özil aberto nas pontas.

O assistente técnico de Löw, Hansi Flick, rechaçou os comentários de que Özil estaria sendo uma decepção nesta Copa do Mundo, ao falar em entrevista coletiva neste domingo.

"Nós vemos a questão de outra forma", disse a jornalistas. "Mesut está atuando em uma nova posição agora, tem uma nova função em campo. Ele tem muita qualidade com a bola e, além do mais, está melhorando ao longo da competição."

Em vez de atuar como o clássico camisa 10, Ozil tem sido requisitado para dar criatividade e fluidez ao time a partir das pontas, além de cobrir espaços e marcar muito mais do que fazia na formação anterior.

"Estamos satisfeitos com Mesut", garantiu Flick. "Nos traz muita confiança com a bola no pé e está sempre pronto para dar o passe."

A criatividade de Özil tem muitas vezes se apagado durante partidas mais físicas e truncadas no Brasil, mas ele já deu mostras de que pode florescer e aparecer de forma decisiva em momentos de pressão, como quando marcou um gol na prorrogação de Alemanha x Argélia, que terminou com vitória dos alemães por 2 x 1, e exibir seu indistinguível controle de bola e passes precisos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos