Dante deu dicas e já ensinou até dança. Agora terá que parar festa alemã

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Fortaleza (CE)

Dante esperou cinco jogos até ter sua chance na seleção brasileira nesta Copa do Mundo. Com Thiago Silva suspenso pelo segundo cartão amarelo, ele deverá ser o titular ao lado de David Luiz na zaga na semifinal da próxima terça-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte.

E justamente na sua estreia no Mundial terá um desafio para lá de inusitado: parar uma festa que ele mesmo ajudou a construir.

"Consultor de brasilidades" dos companheiros de Bayern de Munique que disputam a Copa, Dante já ensinou hino de clube, dança baiana e viu os alemães se tornarem figuras das mais carismáticas dessa Copa. Agora, no entanto, a conversa entre eles terá outro tom.

"Agora não vai ter mais brincadeira, é coisa séria [risos]", avisou o zagueiro.

"Caso possa entrar, vou defender minha seleção como sempre fiz. A cabeça já está na Alemanha. Mas agora contra eles. É uma equipe perigosíssima e não podemos dar mole", alertou.

Do outro lado do campo, na próxima terça, Dante terá nada menos que sete amigos que jogam em seu time na Alemanha: Manuel Neuer, Jérome Boateng, Philipp Lahm, Mario Götze, Toni Kroos, Bastian Schweinsteiger e Thomas Muller.

Há cinco anos no futebol alemão, sendo três no Borussia Mönchengladbach e os últimos dois no Bayern de Munique, Dante ganhou respeito e, principalmente, a amizade dos bávaros.

"Quando soubemos que ficaríamos baseado na Bahia, tivemos ainda mais vontade de conhecer tudo. E muito por causa do Dante. Ele nos explicou o time dele, falou do hino, da camisa, da história, que gostaríamos das cores [as mesmas do Bayern]. Ele nos ensinou muita coisa da região. É um grande jogador, um grande amigo e um grande ser humano", disse o goleiro Neuer.

Além de encerrar a festa dos amigos, o zagueiro reserva terá a dura tarefa de manter o bom nível dos titulares. Nas duas partidas de mata mata, Thiago Silva e David Luiz foram decisivos. Contra o Chile, nas oitavas, o defensor cabeludo marcou o gol do Brasil. Na vitória das quartas, sobre a Colômbia, ambos balançaram as redes.

Dante não terá obrigatoriamente que fazer gols, mas precisará evitar qualquer tento de seus outros amigos. Que não serão tão amigos assim quando a bola rolar, na terça, em Belo Horizonte.

O vencedor de Brasil x Alemanha garantirá uma vaga na final do dia 13, no Maracanã. E mesmo após tanta hospitalidade, Dante não vai querer nenhum companheiro alemão nessa festa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos