Brasil tem ampla vantagem em histórico contra a Alemanha

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

Se a história for de alguma maneira determinante nos resultados no futebol, o Brasil já pode comemorar sua passagem para a final da Copa do Mundo. As seleções brasileira e da Alemanha já se enfrentaram 21 vezes em partidas oficiais da Fifa. A vantagem é ampla para o Brasil: foram 12 vitórias, cinco empates e apenas quatro derrotas desde 1963.

Além disso, nos confrontos mais importantes, como na final da Copa do Mundo de 2002 ou nas partidas válidas pelas Copas das Confederações de 1999 e 2005, só deu Brasil. Veja, abaixo, quem venceu os principais jogos entre as duas seleções.
 

Brasil 2 x 1 Alemanha Ocidental - Amistoso em Hamburgo, Alemanha, 1963

A primeira partida disputada entre as duas seleções foi um amistoso na cidade de Hamburgo, Alemanha. A seleção brasileira havia vencido a Copa de 1962 e estava em excursão pela Europa. No jogo contra os alemães, oito dos 11 titulares eram do time do Santos. A Alemanha saiu na frente com um gol de pênalti aos 44 minutos do 1º tempo. O Brasil virou na etapa complementar, com um gol de Coutinho, que recebeu passe de Pelé, e um golaço do próprio Rei do Futebol, que acertou no ângulo uma bomba de esquerda a longa distância. 


Alemanha Ocidental 2 x 1 Brasil - Amistoso em Stuttgart, Alemanha, 1968

O amistoso realizado na cidade alemã de Stuttgart foi a terceira partida entre as duas seleções, e a primeira vencida pelos europeus. Os brasileiros não resistiram ao talento da equipe teutônica comandada por  Beckenbauer e Overath. Held e Dörfel marcaram os gols da Alemanha. Tostão marcou o gol brasileiro. As duas equipes iriam se enfrentar novamente no mesmo ano, em um amistoso no Rio de Janeiro que terminou em um empate em 2 a 2.  


Brasil 1 x 0 Alemanha Ocidental - Amistoso em Hamburgo, Alemanha, 1978

Antes da Copa do Mundo de 1978, na Argentina, a seleção brasileira excursionou para a Europa para disputar três amistosos: perdeu para a França (1 a 0), empatou com a Inglaterra (1 a 1) e venceu a Alemanha (1 a 0). O gol foi marcado pelo atacante Nunes, uma das promessas brasileiras para o Mundial no país vizinho. O jogador, porém, se contundiu durante um treinamento, e ficou de fora da competição.


Brasil 4 x 1 Alemanha Ocidental - Mundialito do Uruguai, 1980

Para comemorar os 50 anos da realização da 1ª edição da Copa do Mundo, a Fifa organizou um mundialito com Brasil, Alemanha, Argentina, Uruguai, Itália e Holanda. A seleção brasileira já tinha boa parte dos jogadores que foram à Copa do Mundo da Espanha em 1982. Na primeira partida, empatou com a Argentina em 1 a 1. Na segunda, enfrentou os alemães e saiu perdendo, com um gol de Allofs, aos nove minutos do segundo tempo. Dois minutos depois, porém,  Júnior empatou. Com mais cinco minutos, Toninho Cerezo virou a partida. Serginho e Zé Sérgio completaram a goleada.

Reuters

Alemanha Ocidental 2 x 0 Brasil - Amistoso em Frankfurt, Alemanha, 1986

A poucos meses da Copa do Mundo de 1986, no México, o Brasil realizou uma série de sete jogos preparatórios para o torneio. A equipe de Telê Santana venceu quatro, empatou um e perdeu dois, para as seleções da Hungria (3 a 0) e da Alemanha (2 a 0), os dois únicos disputados fora de casa. Os alemães marcaram o primeiro gol com menos de dois minutos de partida, após um cruzamento de Matthäus para Briegel, que completou de cabeça. Já o segundo gol saiu a dois minutos do fim do jogo, após um erro de passe de Falcão, que deixou o alemão Allofs cara a cara com o goleiro Carlos.


Brasil 3 x 3 Alemanha - US Cup 1993

Em uma partida memorável disputada nos Estados Unidos, a seleção brasileira enfrentou a então campeã do mundo e não se intimidou: abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Helmer, Careca e Luisinho. Quem achava que a Alemanha estava derrotada, porém, se surpreendeu no segundo tempo, quando a equipe europeia lutou até o fim e empatou a partida, com um gol de Müller e dois de Klinsmann, sendo o segundo aos 44 minutos da etapa final.

Folhapress

Brasil 2 x 1 Alemanha - Amistoso, Stuttgart, Alemanha, 1998

O jogo, preparatório para a Copa do Mundo de 1998, na França, não teve nada de amistoso. Foi uma partida truncada, repleta de faltas violentas, que geraram uma expulsão para cada lado (Köhler e Dunga). No 1º gol, Roberto Carlos cobrou escanteio e César Sampaio, sem marcação, marcou de cabeça. A Alemanha empatou depois que Aldair escorregou na entrada da área e deixou a bola livre para Kirsten converter. Quem garantiu a vitória brasileira foi Ronaldo, que arrancou em direção ao gol, driblou um zagueiro e não deu chances para o goleiro Köpke.
 

Brasil 4 x 0 Alemanha - Copa das Confederações 1999

Na segunda edição do torneio que reúne os campeões continentais, realizada no México, a seleção brasileira era comandada por Wanderley Luxemburgo, que resolveu implantar uma renovação no time, sacando alguns titulares que haviam vencido a Copa América no mesmo ano e apostando em revelações sub-23, como Athirson, Ronaldinho Gaúcho, Alex, Warley, Roni e Marcos Paulo. A seleção terminou por perder a final para os anfitriões, mas, em sua estreia, atropelou os alemães, que atuavam com sua equipe principal, com dois gols de Alex, um de Ronaldinho e outro de Zé Roberto.

Folhapress
Brasil 2 x 0 Alemanha - Copa do Mundo de 2002

Na final da Copa do Japão e da Coreia, a equipe de Luiz Felipe Scolari enfrentou os alemães pela primeira vez em uma Copa do Mundo. O goleiro Oliver Kahn, eleito o melhor jogador do torneio, não conseguiu parar o ataque brasileiro. O atacante Ronaldo Fenômeno marcou os dois gols da seleção e garantiu o quinto título mundial ao Brasil. O título e os gols redimiram Ronaldo do episódio ocorrido na final da Copa na França, em 1998, quando o atleta teve uma convulsão horas antes da partida em que o Brasil foi derrotado por 3 a 0 pelos donos da casa.


Brasil 3 x 2 Alemanha - Copa das Confederações 2005

Jogando contra os donos da casa, a seleção brasileira, então detentora do título mundial, mostrou muita raça e talento em campo para vencer os alemães na semifinal da Copa das Confederações com dois gols de Adriano e um de Ronaldinho Gaúcho. Lukas Podolski e Michael Ballack marcaram para os alemães. na final, o Brasil viria a vencer a Argentina por 4 a 1, consolidando a condição de franco favorito ao título da Copa do Mundo de 2006, o que terminou por não acontecer.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos