Löw se agarra às estatísticas para acreditar no tetra da Alemanha

Fernando Duarte

Do UOL, no Rio de Janeiro

Criticado na Alemanha pela sequência de "quases"  da equipe desde que assumiu o comando, em 2006, o treinador Joachim Löw se abraçou às estatísticas para defender seu trabalho frente à equipe, que, sob seu comando, chega à quarta semifinal consecutiva numa competição (ele também atingiu pelo menos essa fase na Copa do Mundo de 2010 e nas Eurocopas de 2008 e 2012).

"Para nós é fabuloso que no nível atual do futebol mundial a Alemanha tenha atingido um desempenho desta grandeza. Somos um time sólido, com boa atitude e vamos sobrevivendo. Vencemos 28 de nossos últimos 31 jogos oficiais", afirmou Löw, quase em tom de reclamação, diante de uma pergunta sobre o jejum da Alemanha, cujo último título foi a Eurocopa de 2006.

Apesar de comandar uma mudança tática e técnica no futebol da seleção, com um estilo mais "latino" de jogo, Löw nos últimos anos se viu sob pressão da mídia alemã por não ter conquistado o prêmio máximo em nenhuma das competições – o mais perto foi o vice-campeonato europeu de 2008 – perdeu para a Espanha por 1 a 0.

"Temos investido num trabalho e mesmo tendo mudanças no time nos últimos oito anos hoje contamos com um grupo consistente e que agora tem a chance de chegar a mais uma final", completou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos