Entre céu e inferno: Felipão bate recorde ou faz sua pior Copa nesta sexta

Paulo Passos

Do UOL, em Fortaleza (CE)

  • Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

     Luiz Felipe Scolari observa o treino da seleção brasileira na Granja Comari

    Luiz Felipe Scolari observa o treino da seleção brasileira na Granja Comari

O jogo desta sexta, às 17h, com acompanhamento em tempo real pelo Placar UOL, vai mudar, invariavelmente, o currículo de Luiz Felipe Scolari. Se o Brasil vencer a Colômbia, pelas quartas de final, o técnico chegará à marca de 14 vitórias em Copas do Mundo, superando Mario Jorge Lobo Zagallo como o brasileiro com melhor desempenho no torneio.

Uma derrota, porém, faz da Copa no Brasil a pior de Felipão. Em 2002, o técnico viu seu time vencer sete jogos e conquistar o título. Quatro anos depois, à frente de Portugal, chegou à semifinal, mas perdeu para a França. Depois foi derrotado pela Alemanha e ficou em quarto lugar, posição impossível de ser alcançada se o Brasil tropeçar diante dos colombianos.

Um dia antes da decisão, Scolari deu uma entrevista onde mostrou irritação com as cobranças sofridas pela seleção e otimismo em relação ao jogo desta sexta. Em dois momentos, quando falou sobre o trabalho da psicóloga Regina Brandão e ao convidar jornalistas para um conversa na próxima semana, deu indicações de que já tem uma agenda preparada para a classificação.

"Todos sabemos que os jogos são eliminatórios. Eu pergunto para os jogadores: sou eu que passei a responsabilidade? Eles dizem não. Eles tem que buscar dentro de campo o que estamos falando aqui", afirmou Felipão. "Se o outro time for melhor, não vai terminar a nossa vida. Mas temos que continuar insistindo para chegar à final", disse.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos