Presidente da Conmebol e membro da Fifa luta para reduzir pena de Suárez

D UOL, em São Paulo

Luis Suárez ganhou um importante aliado para tentar reduzir a suspensão imposta pelo Comitê Disciplinar da Fifa: Eugenio Figueredo. Uruguaio, o dirigente é presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e membro do Comitê Executivo da Fifa, além de ter sido durante quase uma década presidente da federação uruguaia. E ele decidiu tomar a frente na defesa de Suárez.

"Neste momento estou defendendo Suárez 24 horas por dia", avisou Figueredo, em entrevista à rádio Sport 890 reproduzida pelo diário El País. "Espero que [a suspensão] não seja de tantas partidas. Já há um movimento de certas pessoas para que a pena seja reduzida. Nosso objetivo é reduzir a suspensão e estamos trabalhando nisso."

O dirigente foi bastante incisivo ao avaliar a decisão do comitê disciplinar da Fifa. Argumentou que punir um jogador por algo que o trio de arbitragem não viu durante a partida é contra o futebol e emendou: "a suspensão de Suárez é uma barbaridade".

Figueredo também disse que está em contato constante com os advogados que estão na defesa de Suárez e explicou que, caso a pena seja mantida, o atacante deve desfalcar o Uruguai até o início das eliminatórias para a Copa de 2018, perdendo toda a Copa América de 2015. Suárez recebeu nove jogos de suspensão em jogos oficiais do Uruguai, além de quatro meses afastado do futebol.

O El País também deu destaque a uma declaração de Joseph Blatter, presidente da Fifa, nesta terça-feira. Embora tenha evitado entrar na questão, alegando que a punição foi dada por um órgão independente, o suíço fez apenas um comentário, que animou os uruguaios: "esperamos vê-lo logo nos campos".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos