Paris homenageia o Brasil na reta final da Copa

Da AFP, em Paris (França)

Paris vai prestar diversas homenagens ao Brasil, através de eventos de dança, fotografia, esportes e música, coincidindo com a fase decisiva da Copa do Mundo.

Uma exposição chamada "Brasil", em painéis colocados na rua Lobau, ao lado da Prefeitura, homenageará aspectos da cultura popular do país: o futebol de rua, o carnaval e as religiões afro-brasileiras.

De acordo com os organizadores, a ideia é "ir além do clichê", adotando a visão de grandes fotógrafos contemporâneos.

A exposição vai ter obras de Evandro Teixeira - figura emblemática no fotojornalismo brasileiro - e de José Bassit, Mirian Fichtner, Rogério Reis, Custódio Coimbra, João Luiz Bulcão, assim como o trabalho de jovens fotógrafos como Caio Vilela, Elmo Alves e Ratão Diniz.

Já o evento "Oi Brasil!" apresentará de 4 a 6 de julho, às margens do Rio Sena, uma série de eventos para que o público possa "mergulhar durante três dias em um ambiente festivo brasileiro", e descobrir o ambiente artístico contemporâneo do país através de concertos, teatro, pintura e arte contemporânea.

Durante o fim da semana da final da Copa, que será no dia 13 de julho, e no dia seguinte - quando a França comemora a Queda da Bastilha, marco da Revolução Francesa- estão previstas atividades de futebol de rua, capoeira, peteca e uma exposição chamada "Terras de Futebol", com obras de Amelie Debray.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos