Evento no Rio recorda morte de colombiano assassinado após falha na Copa-94

Do UOL, em São Paulo

Um evento realizado nesta quarta-feira no Rio de Janeiro, dois dias antes do confronto entre Brasil e Colômbia pelas quartas de final da Copa do Mundo, relembrou a morte de Andrés Escobar, jogador colombiano assassinado em 1994 após o Mundial nos Estados Unidos.

O projeto social, organizado pela ONG streetfootballworld, não teve apenas o intuito de recordar a trágica morte de Escobar, mas também de promover o desenvolvimento social através do futebol

Chamado "20 anos sem Andrés Escobar: a vida não termina aqui", o evento tem como objetivo destacar o legado deixado pelo jogador colombiano e mostrar como sua história criou um movimento para transformar o futebol em um instrumento de mudança na sociedade.

O projeto foi divulgado no espaço Futebol para a Igualdade, no Museu da República, no Rio de Janeiro. Teve música da banda brasileira Toque de Lata, e contou com a apresentação do documentário "Com o coração de Andrés", dirigido por Andrés Weisner.

O filme mostra "como algumas pessoas converteram a dor pelo assassinato de Escobar em inspiração para que o futebol seja uma ferramenta de paz em diferentes lugares", diz o diretor.

No dia 2 de julho de 1994, Andrés Escobar – capitão da seleção na Copa dos Estados Unidos – foi assassinado na cidade de Medellín após uma discussão relacionada ao seu gol contra no jogo diante dos EUA. Ele tentou cortar um cruzamento, mas acabou mandando a bola contra a própria meta.

O defensor acabou sendo considerado o grande responsável pela derrota de 2 a 1 da Colômbia para os Estados Unidos, resultado este que contribuiu para a eliminação da seleção no torneio ainda na primeira fase.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos