Robben lamenta interpretação de frase sobre ter se jogado: "Sou honesto"

Mauricio Stycer*

Do UOL, no Rio

  • AFP PHOTO / EMMANUEL DUNAND

    Robben cai após sofrer pênalti de Rafa Marquez no final da partida entre Holanda e México

    Robben cai após sofrer pênalti de Rafa Marquez no final da partida entre Holanda e México

A Federação Holandesa divulgou uma nota na manhã desta segunda-feira (30) desmentindo que o atacante Robben tenha confessado que cavou o pênalti marcado contra o México nos acréscimos do segundo tempo da partida. O gol decidiu o jogo a favor da Holanda, eliminando os mexicanos da Copa.

Segundo a nota, setores da mídia interpretaram as declarações do jogador "de forma completamente errada". A marcação do pênalti, segundo Robben, foi "perfeita".
 
Em entrevista coletiva no Rio de Janeiro já nesta segunda-feira, o próprio atacante lamentou a repercussão de suas declarações após a partida. "É uma pena. Fui muito honesto depois do jogo em uma entrevista. Talvez não seja uma boa coisa ser honesto. Contei que teve uma falta no primeiro tempo que caí… Não teve nada a ver com os pênaltis. Não tem discussão. É uma pena."
 
"Nosso time teve uma grande atuação ontem e esse devia ter sido o assunto principal. Peço desculpas por esta ação estúpida no primeiro tempo. Gosto de ser verdadeiro. Não vou mudar. É o meu jeito. Sou honesto. Espero que não precise falar mais sobre isso. Não tenho medo de ser punido pela Fifa. Sou um cara honesto e isso é tudo."
 
A própria Fifa já descartou qualquer tipo de punição ao holandês pelo caso. "Arbitros estão atentos (a simulação). Eles tentam perceber a simulação. Mas o comitê disciplinar é só para casos mais sérios. Pedimos Fair Play aos jogadores", afirmou a porta-voz da entidade, Delia Fischer.
 
As declarações do atacante que causaram confusão foram dadas a uma emissora de TV holandesa imediatamente depois do jogo. Robben disse, na ocasião, que foi pênalti no lance, mas comentou outros dois lances da partida, ocorridos no primeiro tempo. Ele reclamou que, em uma das situações, o juiz deixou de marcar pênalti, mas admitiu que na outra simulou uma falta que não ocorreu;
 
Veja abaixo a íntegra da nota:
 
Robben: "Foi pênalti"
 
"A Federação Holandesa está desagradavelmente surpresa com publicações na mídia sobre o pênalti sofrido pela Holanda na partida contra o México. Setores da mídia interpretaram as declarações de Robben em uma entrevista pós-jogo de forma completamente errada. Em uma entrevista de estúdio com a emissora holandesa NOS, o atacante afirmou que a decisão do árbitro de dar um pênalti no segundo tempo do jogo estava perfeitamente correta. No entanto, na mesma entrevista, Robben se refere a duas situações no início do jogo (primeiro tempo), quando foi derrubado. O atacante afirmou que em uma daquelas situações  deveria ter sido concedida uma penalidade, mas que, no outro caso, ele caiu com muita facilidade."
 
*Colaborou Rodrigo Mattos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos