Vídeo confirma soco em chileno e Fifa suspende assessor da CBF
   Rodrigo Mattos e Paulo Passos
 
Do UOL, no Rio de Janeiro
A Fifa anunciou que abriu um procedimento disciplinar contra o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva. A entidade confirmou, através de um vídeo, que o membro da comissão técnica brasileira desferiu um soco contra o atacante chileno Pinilla e decidiu suspendê-lo preventivamente por um jogo. Desta forma, ele está vetado para a partida contra a Colômbia, pelas quartas de final da Copa do Mundo.
"Podemos dizer que houve procedimentos aberto contra Rodrigo Paiva. Foi suspenso por um jogo", afirmou a porta-voz da Fifa, Delia Fischer. "Ele recebeu um tipo de cartão vermelho no intervalo. Não posso mais fazer comentários enquanto há um processo em curso".
A CBF já foi comunicada da suspensão e não irá recorrer da punição preventiva. A entidade explicou que Paiva está liberado para trabalhar normalmente no período pré-jogo, durante os treinamentos na Granja Comary, e não teve sua credencial retirada. O assessor, porém, não seguirá com a delegação para o estádio Castelão no jogo contra a Colômbia. Ele ainda terá de submeter sua defesa ao comitê disciplinar até 17h de terça-feira.
"Fui apartar a briga e acabei levando um soco na barriga. Reagi empurrando alguém do Chile. O quarto árbitro viu e relatou. Hoje fomos informados da punição", disse o assessor de comunicação da CBF.
A confusão ocorreu na saída das delegações de Brasil e Chile para os vestiários durante o intervalo do confronto pelas oitavas de final, no Mineirão. Gary Medel, que estava na marcação de Fred, se estranhou com o atacante e levou um tapa no pescoço. Imediatamente os demais jogadores se juntaram em torno da confusão.
O empurra-empurra prosseguiu no caminho para os vestiários. Rodrigo Paiva se envolveu em confusão com jogadores e membros da comissão técnica chilena, que acusaram o assessor de ter desferido um soco no atacante Pinilla - versão inicialmente negada pelo integrante da CBF.
"O que aconteceu foi que o chefe da imprensa de vocês acertou o nosso jogador. A confusão terminou assim", disse Maria José, funcionária do departamento de comunicação da Federação Chilena.
"Foi uma confusão generalizada, não foi algo só comigo. Só que o Pinilla veio para cima de mim e eu apenas me defendi. Reagi empurrando ele", afirmou Rodrigo Paiva. "Rolou uma discussão e um empurra-empurra. Foi entre as comissões técnicas, não teve jogador envolvido. O auxiliar do [Jorge, técnico do Chile] Sampaoli, um cabeludo [Sebastian Beccacece] começou a xingar. Teve trocas de empurrões. A arbitragem viu e apartou. Não houve agressões, mas teve empurrões".
Em comunicado no site da CBF, Rodrigo Paiva afirmou que respeita a decisão da Fifa, mas destaca que o Comitê Disciplinar da entidade já possui provas de uma conduta indevida dos chilenos.
"Respeito, como sempre respeitei, as decisões da FIFA. O caso está sendo investigado pelo Comitê Disciplinar da entidade, e o mesmo já tem à sua disposição provas da conduta reprovável por parte de membros da delegação chilena e que trarão luz à verdade dos fatos."

 Chileno chama Paiva de delinquente e compara punição com a de Suárez
 Chileno chama Paiva de delinquente e compara punição com a de Suárez  Chegou a hora da 'Copa das Copas' conhecer o velho Felipão
 Chegou a hora da 'Copa das Copas' conhecer o velho Felipão  Jogadores do Brasil revelam tensão fora do normal, mas evitam falar em medo
 Jogadores do Brasil revelam tensão fora do normal, mas evitam falar em medo  Fifa evita rebater Felipão sobre arbitragem e atribui críticas à emoção
 Fifa evita rebater Felipão sobre arbitragem e atribui críticas à emoção 





