Alemães são recebidos com banda, dança tradicional e bonecos no Beira-Rio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

A avenida Padre Caique virou a Oktoberfest. Nesta segunda-feira, a relação de descendência entre gaúchos e alemães ficou ainda mais evidente na recepção aos gringos nem Porto Alegre. Com banda tradicional, danças típicas e bonecos, os gaúchos abraçaram um dos povos responsáveis pela colonização da terra.

O primeiro ato de festa ocorreu no centro da cidade. Depois, a banda Oktoberfest [tradicional festa do municio de Santa Cruz do Sul] fez shows em um bar em frente ao estádio. A rua foi tomada. Dançarinos embalados por músicas tradicionais do país europeu alegravam os presentes.

As moças, vestidas de branco, foram logo abraçadas por alemães mais exaltados. "Virei uma artista", brincou uma delas. "Mas eles podem ser mais calmos", completou outra entre uma apresentação e outra, na rua mesmo.

Foram minutos de festa antecedendo a entrada dos aficionados no Beira-Rio. Tudo, também, movido por muito chope.

Bonecos de Fritz e Frida, padrinhos da festa no interior gaúcho, também viraram protagonistas. Alvo de fotos, cumprimentos e comemoração de alemães, argelinos e brasileiros que registraram tudo que aconteceu.

"As mulheres são lindas, me sinto em casa", brincou o alemão Mario Schmeschunz. "Não poderíamos estar melhor", completou.

Alemanha e Argélia disputam vaga nas quartas de final da Copa do Mundo a partir das 17h. Quem vencer terá pela frente a França, que mais cedo eliminou a Nigéria.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos