Técnico da Grécia alfineta federação: "voo de volta já estava marcado"

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

Já demitido do cargo, o técnico da Grécia, o português Fernando Santos, alfinetou a federação grega durante entrevista coletiva após a derrota nos pênaltis para a Costa Rica, na Arena Pernambuco, e a consequente eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo.

"A Grécia já tem um treinador, isso já foi anunciado. Inclusive eles marcaram voo as 11h30 [desta segunda-feira], não sei se acreditavam na classificação", disse, em tom de poucos amigos.

Na coletiva de imprensa na véspera do jogo, na Arena Pernambuco, Santos anunciou que seu contrato vence nesta segunda-feira, e que apenas em caso de classificação seria prorrogado até o fim da Copa.

Questionado se a federação não teria acreditado na seleção, ele preferiu não fazer uma análise do que poderia ter faltado durante o mundial. "Agora não dá para fazer esse tipo de balanço. Trabalhamos muito, incentivamos os jogadores, acompanhamos aqui um feito histórico. Estamos tristes porque queríamos continuar. Essa agora é a nossa tristeza", disse.

Sobre o jogo que o eliminou, o treinador disse que a atuação do goleiro Navas, eleito o melhor em campo, foi decisiva para garantir o empate no tempo normal e na prorrogação.

"Navas foi o nome do jogo, seguramente. Fez duas defesas muito boas. Quando a Costa Rica ficou com um homem a menos, a situação ficou mais vantajosa para nós. Montamos uma estrategia para que eles não tivessem contra-ataques, e funcionou bem. Infelizmente não aproveitamos os 30 minutos da prorrogação", lamentou.

O treinador ainda explicou a expulsão ao fim da prorrogação. "Eu fui expulso porque o árbitro não teve só um critério. Quando acabou o jogo, os 90 minutos, todos nós queríamos entrar para falar com os jogadores, e ele disse que não era possível. Disse que todos da Costa Rica estavam dentro do campo. Quando acabou o jogo foi a mesma coisa, antes dos pênaltis. Aí perguntei o que minha cara tinha de diferente, e ele afirmou que não poderia falar assim e me mandou embora", apontou.

Apesar de reconhecer qualidades no time da Costa Rica, Santos disse que a seleção não deve ir longe no mundial. "Não me parece que podem chegar. Obviamente quando começar o cansaço, a individualidade vai ter algum peso. Mas eles estão de parabéns, têm um ótimo time", analisou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos