Imprensa italiana exalta Júlio Cesar. Espanhóis falam em 'sorte de campeão'

Do UOL, em São Paulo

A classificação suada do Brasil para as quartas de final da Copa do Mundo, que só veio na decisão por pênaltis contra o Chile, foi destaque nos principais jornais internacionais neste domingo. Na Itália, a imprensa exaltou o goleiro Júlio Cesar, que já passou pela Inter de Milão, e foi o destaque da vitória brasileira após defender dois pênaltis.

O La Gazzetta dello Sport destacou o "pânico" do Brasil e tratou o goleiro como um imperador após as defesas heroicas. "Ave Cesar", estampou a publicação em sua edição de domingo. O Corriere dello Sport disse que "Júlio Cesar muda a história". O Tuttosport chamou o goleiro de "herói do Brasil".

Na Espanha, a classificação brasileira foi tratada mais como algo sobrenatural do que pela atuação de um jogador em especial. "Deus escutou o Brasil", proclamou o jornal Marca. "O 'Maracanazo' ficou a 11 metros", em referência às cobranças de pênaltis.

O também espanhol Sport, da Catalunha, trouxe como destaque uma foto de Neymar chorando após a vitória nas penalidades e estampou: "Sorte de Campeão". O sofrimento brasileiro foi destaque ainda em outro diário catalão, o Mundo Deportivo.

Na Argentina, o diário Olé! não perdeu a chance de tripudiar sobre a vaga conquistada com muita dificuldade. "Ganaron por pañales". "Pañales", em espanhol, significa fralda. Além do trocadilho com "penales", que significam "pênaltis", o jornal argentino deu a entender que o medo da derrota fez com que os brasileiros precisassem de fraldas durante o jogo.

O português A Bola lembrou as classificações de Felipão com a seleção de Portugal na Euro de 2004 e na Copa do Mundo de 2006, quando o país disputou em várias oportunidades nos pênaltis para ficar com as vagas. "Scolari ganha à portuguesa", destacou o jornal.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos