Costarriquenhos comemoram feito histórico e dizem crer em vaga na semi

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

O técnico da Costa Rica, Jorge Luis Pinto, mandou um recado ao povo do seu país, que está nas ruas, na noite desta domingo (29), comemorando a inédita classificação para as quartas-de-final da Copa Mundo, após eliminar a Grécia nos pênaltis. 

"Queria dizer a todos que estão nas ruas, que estão em suas casas, a esse povo que ama futebol, que vocês merecem. Eu sei o que todos estão sentindo. Vamos continuar, somos muito ambiciosos, queremos ir em frente. Vamos enfrentar uma seleção extraordinária. Vamos analisar bem a Holanda agora e ver o que fazer no próximo jogo", disse.

O treinador exaltou a qualidade e determinação do time durante os 120 minutos, que suportou a pressão grega após ter um homem a expulso ainda no tempo normal. "Acima de tudo temos que reconhecer esse grupo, que durante 65 minutos conseguiu se segurar com 10 homens. Tivemos equilíbrio. Queríamos os pênaltis, confiávamos no goleiro e nos cobradores", afirmou.

Luis Pinto ainda disse que, antes das cobranças de pênaltis, pediu confiança aos jogadores, que não erraram nenhum chute. Ele revelou que mudou a lista.

"Na hora dos pênaltis falava sobre a confiança que tínhamos de ter naquela hora. Já tínhamos a lista na cabeça, saberíamos quem seriam os batedores, mas variamos um pouco por conta do cansaço", apontou.

O atacante Joel Campbell, estrela do ataque costarriquenho, confirmou que o grupo treinou pênaltis antes da partida contra a Grécia. "Nos últimos dois treinos nós cobramos pênaltis, porque sabíamos que era uma possibilidade. O Navas foi um grande atleta nessas cobranças. Ele é um goleiro muito bom", afirmou.

Pinto também lembrou da boa atuação do goleiro Navas. "Ele hoje é um dos melhores do mundo, um protagonista completo. Ele conseguiu controlar nos pênaltis, o que é muito difícil", disse.  

Para o próximo duelo contra a Holanda, o treinador já sabe que terá um pedreira. "Temos vontade de chegar à frente, e essa mentalidade que estamos vivendo agora. Mas para passarmos agora teremos que dar o nosso tudo. A Holanda é uma excelente seleção, de padrão mundial. Gostaria muitos de jogar o México, mas já acreditávamos que iríamos encontrar os holandeses agora", afirmou.

Campbell também confirmou a crença em uma nova classificação. "Estamos sonhando. Agora sonhamos ir às semifinais, mas sabemos que a Holanda é um time muito bom. Estamos ainda mais confiantes. Cada jogo é um passo a mais. Precisamos trabalhar na recuperação agora. Assistimos a um pedaço do jogo da Holanda, e agora vamos analisar com mais detalhes", afirmou.

Para o atacante, o grupo todo está com a sensação de dever cumprido. "Estamos muito felizes. Foi incrível, fizemos um jogo muito bom com dez jogadores. Tentamos ir à frente mesmo depois de perder o colega", declarou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos