Tabarez elege James Rodriguez melhor da Copa e minimiza ausência de Suárez

Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio

Técnico do Uruguai há oito anos, Oscar Tabárez analisou com bastante serenidade a derrota para a Colômbia por 2 a 0, resultado que eliminou a sua equipe da Copa do Mundo. "Tem que aceitar a derrota e felicitar os vencedores, uma das melhores equipes sul-americanas", disse.

"Lamentamos muito ter perdido, porque queríamos continuar, mas enfrentamos um rival que aproveitou melhor as oportunidades, jogou melhor. É preciso aceitar a derrota. E agora pensar no caminho que fizemos e ohar para frente", disse o técnico.
 
O técnico uruguaio supreendeu ao elogiar, sem meias palavras, o atacante colombiano James Rodriguez, autor dos dois gols da partida.  "É um talento especial. É desses jogadores que faz coisas que não tem relação com a sua idade. Maradona, Messi, Suárez, Rodriguez, fazem coisas que os tornam especiais", disse, antes de concluir: "Até o momento, pelo que vi, é o maior jogador do Mundial."
 
A ausência do principal jogador do Uruguai, Luis Suárez, suspenso pela Fifa por causa da mordida no italiano Chiellini, não teve peso especial na derrota, segundo Tabárez. "Critiquei a severidade da pena. Um Mundial necessita de jogadores da qualidade de Suárez. E tratamos de defendê-lo, como se faz entre pessoas com afinidade e que perseguem os mesmos objetivos", disse. "Mas a energia que o Uruguai tem, nós a mostramos em campo."
 
Fazendo um balanço da participação do Uruguai no Mundial, Tabárez louvou as vitórias contra Inglaterra e Itália. "Foi o aspecto mais positivo da nossa participação. Depois de uma derrota durissima contra a Costa Rica, ganhamos de dois campeões mundiais", disse. "Não acho que  estávamos entre os favoritos. O objetivo era ser uma equipe difícil de ser enfrentada, e cumprimos mais uma vez".
 
O técnico informou que ainda não sabe se renovará contrato com a Federação do Uruguai. À frente da seleção, Tabárez conseguiu o quarto lugar na Copa do Mundo de 2010 e venceu a Copa América de 2011.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos