Entre brasileiros, chilenos lamentam: "queríamos um título de verdade"

Vagner Magalhães

Do UOL, em Salvador

Entre milhares de brasileiros que acompanharam a partida entre Brasil e Chile na Fan Fest do Farol da Barra, em Salvador, um grupo de chilenos foi se formando aos poucos. O pessoal se acomodou ao fundo do espaço. Eram duas, depois quatro e terminaram o jogo em dez pessoas. Cantaram o hino, fizeram barulho, comemoraram o gol chileno e sofreram muito com a derrota de 3 a 2 nos pênaltis, após empate de 1 a 1 no tempo normal. Aquela que é considerada pelos torcedores a melhor seleção chilena de todos os tempos está, com o resultado, fora da Copa do Mundo.

Daniel Arias, 54, veio com a mulher de Miami, onde trabalha em uma empresa aérea, para acompanhar a Copa do Mundo no Brasil. Não consegui ingresso para a partida em Belo Horizonte e veio para Salvador. Na terça-feira vai ver a partida entre Bélgica e EUA na Arena Fonte Nova.

Durante a cobrança de pênaltis, o grupo se abraçou, lado a lado, e já na primeira cobrança desperdiçada pelo Chile, começou o sofrimento. "É muito dolorido ver uma seleção dessas se despedir tão cedo da Copa do Mundo. Mas o futebol é assim", disse ele, enquanto enxugava uma lágrima com a bandeira chilena.

Mesmo no meio de tantos brasileiros, Arias disse que o tratamento recebido no país da Copa é o melhor que se pode imaginar. "Eu queria, inclusive, agradecer a todos os brasileiros pela forma com que nos trataram. Somos irmãos de sangue", disse, emocionado.

E mesmo na cobrança de pênaltis, em que o clima geral era de nervosismo, os chilenos não foram incomodados. Ao fim do jogo, muitos brasileiros, solidários, foram abraçá-los. O grupo, mesmo desanimado, não escapou de tirar fotos com a torcida brasileira, que ao fim da disputa comemorava a vitória.

"Não queríamos um triunfo moral, mas de verdade. Temos uma ótima equipe. Ganhamos da Espanha, empatamos com o Brasil, e perdemos apenas para a Holanda, em uma partida em que todos estavam muito cansados", diz o engenheiro de computação Renato Herrera, 30.

Para ele, esta é a melhor seleção chilena formada desde que ele acompanha futebol. "Era um time que poderia ter ido muito mais longe. Foi uma pena perdermos da maneira como foi nesta tarde", disse ele.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos