Dono da bola e marcando forte, Chile apaga Neymar como salvador do Brasil

Paulo Passos

Do UOL, em Belo Horizonte

Decisivo nas vitórias, apagado no primeiro grande sufoco que o Brasil levou na Copa com bola rolando. Na classificação do Brasil nos pênaltis, neste sábado, após empate em 1 a 1, Neymar mostrou frieza ao converter a quinta cobrança de pênaltis. Não foi, porém, a estrela da companhia. Cercado, marcado e parado por faltas, não conseguiu repetir a genialidade dos primeiros jogos, principalmente as vitórias contra a Croácia e Camarões, quando salvou o time.

Para anular os astro, os chilenos apostaram em duas estratégias. Uma era cercar o brasileiro todo tempo. Não havia uma marcação individual, mas o cuidado era intenso. Sempre que pegava na bola, um defensor estava à espreita. Na maioria das vezes, Francisco Silva era quem aparecia para brecar o atacante.

"Temos que estar muito próximos quando ele estiver com a bola. Não será marcação individual, mas coletiva. É um jogador com muitas virtudes, reconhecido, e que respeito muito", avisou Jorge Sampaoli.

A habilidade ainda dava brechas para Neymar, que teve raros lampejos. O saldo final, apesar do acerto na cobrança de pênalti final, é muito menor do que o habitual.

Outro fator preponderante para anular o jogo do camisa 10 do Brasil foi a posse de bola. Pela primeira vez na Copa do Mundo, o Brasil ficou menos tempo com a bola nos pés do que o seu rival. Durante os 120 minutos, os chilenos sempre estiveram à frente neste quesito. Segundo as estatísticas oficiais da Fifa, o placar final foi 52% para os chilenos. No primeiro tempo, a média passou de 60%.

O estilo de jogo não chega a ser uma novidade. Na primeira fase, os chilenos só não tiveram mais posse de bola contra a Espanha, que acabou derrotada por 2 a 0. Nas outras partidas, contra Austrália e Holanda, ficou por mais de 60% do tempo com ela nos pés.

Mico no marketing

O sucesso replicado dos campos para o marketing, que tem marcado a vida de Neymar, tampouco se repetiu no tenso jogo do Mineirão. O atacante estreou uma chuteira nova, dourada, lançada exclusivamente para os duelos de mata-mata na Copa do Mundo. O brilho esperado não veio.

No segundo tempo, surpreendentemente, o jogador voltou com a chuteira que vinha usando até então, de cor laranja. A mudança acabou se transformando num mico para a empresa, que vende a nova chuteira por R$ 1,2 mil e tem em Neymar a sua principal aposta no futebol.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos