Maracanã terá reforço e 4 mil PMs em 'jogo mais complexo da Copa'

Vinicius Konchinski*

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Maracanã ganhará um novo reforço de segurança para o jogo entre Colômbia e Uruguai, no sábado, às 17h. Trabalharão dentro e no entorno do estádio cerca de 4.000 policiais militares. No jogo passado, trabalharam 3.100 PMs. Já no primeiro jogo do Mundial, haviam sido 2.500.

O novo reforço foi anunciado nesta sexta-feira pelo porta-voz da PM, tenente-coronel Claudio Costa. Segundo Costa, apesar da segurança do Maracanã ter sido bem sucedida nas últimas duas partidas realizadas no estádio, o reforço se faz necessário pela característica do jogo de sábado.

Será a primeira vez duas seleções sul-americanas jogarão em uma partida decisiva neste Mundial. O jogo será válido pelas oitavas de final da Copa. Tudo isso eleva o risco do jogo. "Sem dúvida nenhuma, o cenário é basante complexo. Teremos dois países latinos, muitos torcedores com e sem ingresso. Será a operação mais complexa já realizada nesta Copa", complementou o subsecretário de Segurança, Roberto Alzir.

Ainda segundo Costa, nos próximos jogos que acontecerão no estádio, a presença de policiais deve ser ainda maior. "Nas outras duas partidas, a segurança será maior ainda. Vamos aumentando gradativamente."

Os bloqueios de acesso ao Maracanã serão mantidos para o jogo de sábado. Torcedores sem ingresso, portanto, não poderão aproximar-se do estádio seis horas antes do início de Colômbia x Uruguai.

Castro, da PM, afirmou que, a partir das 22h desta sexta-feira, o Batalhão de Choque da PM estará de prontidão no Maracanã. "Caso alguém queira acampar lá ou permanecer nas proximidades do estádio, será retirado", afirmou o porta-voz da polícia..

Fiscalização

De acordo com autoridades de segurança, também haverá mais fiscalização quanto à venda de bebidas no entorno do estádio --prática proibida duas horas antes e duas horas depois de partidas no Maracanã-- e contra o marketing de emboscada. O combate aos cambistas também será reforçado. De acordo com a Polícia Civil, pelo menos 97 já foram detidos ao redor do Maracanã durante a Copa.

Só o Núcleo de Apoio a Grandes Eventos da Polícia Civil já deteve 27 cambistas antes e durante o Mundial. Com eles, foram aprendidos 120 ingressos da Copa e o equivalente a cerca de R$ 30 mil reais em diferentes moedas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos