Guarda poliglota acalma franceses no Maracanã e vira atração para a torcida

Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio

  • Mauricio Stycer/UOL

    25.jun.2014 - Marco Antonio do Carmo, do Grupamento de Apoio do Turismo da Guarda Municipal do Rio

    25.jun.2014 - Marco Antonio do Carmo, do Grupamento de Apoio do Turismo da Guarda Municipal do Rio

Hoje supervisor do Grupamento de Apoio ao Turista da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Marco Antônio do Carmo tem sido chamado para serviços de rua em datas especiais – jogos da Copa do Mundo que envolvem seleções cujos torcedores falam francês ou alemão. 

Único na tropa fluente nestas duas línguas, Carmo já atuou em duas partidas – Bélgica x Rússia e, nesta quarta (25), França x Equador. Com um megafone na mão e uma braçadeira onde se lia "Est-ce que je peux vous aider?" (Posso te ajudar?), o policial só faltou dar autógrafo.
 
"O pessoal se espanta, pede para fazer foto, me abraça", conta Carmo. "Dizem que não é normal um policial falar o idioma deles". Uma de suas funções, antes da partida, era orientar os torcedores que bebiam no bar em frente ao Maracanã. Em francês, avisava que  a venda de bebida alcoólica ocorreria duas horas antes do início da partida.
 
Autodidata, Carmo aprendeu francês e alemão depois de servir por oito anos no atendimento a turistas no Corcovado. Com a mesma disposição, diz que a próxima língua que vai aprender é mandarim. "Já comprei três apostilas", conta.
 
O Grupamento de Apoio ao Turista tem guardas que também falam inglês, espanhol e italiano. 
 
Não houve problemas maiores de segurança durante a partida entre França e Equador, Ainda assim, o Maracanã viveu mais uma tarde de muito policiamento.
 
A PM-RJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) repetiu o esquema de segurança reforçado para evitar invasões de torcedores e já proíbe até moradores dos arredores da arena da final do Mundial de 2014 de passear no entorno do espaço.
 
Esse esquema de segurança já havia sido posto em prática pela PM-RJ no último domingo, quando o Maracanã recebeu Bélgica x Rússia. A partida foi a terceira da Copa do Mundo de 2014 realizada no estádio. 

O esquema foi reforçado depois da invasão de torcedores chilenos ao estádio. 

França não sai do 0 a 0, mas classificação anima torcedores

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos