'Euro' vira contra a 'Copa América' e chega às oitavas melhor que em 2010

Do UOL, em São Paulo

O bom desempenho dos sul-americanos e eliminações de grandes potências da Europa fizeram com que a Copa do Mundo de 2014 fosse chamada de "Copa das Copas" por seu ineditismo e "Copa América" pela empolgação das seleções da América do Sul e seus torcedores, que estão em peso no Brasil. Mas, depois da definição dos 16 classificados para oitavas, o Mundial não apresentou grandes diferenças em relação a suas edições anteriores.

A definição dos quatro primeiros grupos (chaves de A a D) colocou quatro sul-americanos e apenas dois europeus nas oitavas, com quatro equipes do Velho Continente dizendo adeus para a competição. Essa foi a versão "Copa América" do torneio no Brasil.

No entanto, os quatro grupos finais (chaves de E a H) só tiveram um sul-americano classificado contra quatro europeus. Esse cenário colocou a Copa de 2014 em um cenário idêntico ao de 2010, com certa vantagem para o continente europeu.

Na África do Sul, o número de sul-americanos e europeus classificados foi exatamente o mesmo, com o agravante que neste ano uma seleção da América do Sul caiu ainda na primeira fase - em 2010, a América do Sul teve cinco representantes. Mas, no continente africano, foram as seleções da Europa que "se mataram"  em três duelos nas oitavas de final. O único confronto entre equipes da América do Sul foi Brasil contra o Chile. Com isso, apenas três europeus puderam chegar nas quartas de final contra quatro sul-americanos.

Neste ano, a situação é exatamente inversa. Como nenhum europeu se enfrenta e quatro sul-americanos jogam entre si, as quartas de final podem contar com seis europeus e apenas três sul-americanos, sendo que dois da América do Sul se enfrentarão obrigatoriamente na próxima fase.

O cenário aberto nas quartas de final abre a possibilidade das semifinais de 2014 repetir o que aconteceu em 2010, com três seleções da Europa e uma da América do Sul.

A grande diferença nas oitavas de final é a ausência dos asiáticos. Em 2010, Japão e Coreia do Sul representavam o continente. Neste ano, as vagas da Ásia foram para um africano e uma equipe da Confederação de Futebol da América do Norte, Caribe e Central.

A classificação de seis europeus entre as 13 seleções que estiveram na fase de grupos ainda mostra que as reclamações de clima e distância percorrida das equipes eliminadas também não devem ser levadas tão a sério.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos