A Copa das Copas também é a Copa da zoeira

Do UOL, em São Paulo

Você provavelmente já viu a Claudia Leitte comparada à Galinha Pintadinha, alguma piada sobre a eliminação de Espanha, Inglaterra e Itália ou mesmo algo sobre o cabelo de Cristiano Ronaldo. Isso tudo é resultado da Copa da zoeira. Pela primeira vez na história, as redes sociais promovem um Mundial à parte, com piadas instantâneas e brincadeiras que pipocam o dia inteiro.

Se na Copa de 2010 Twitter e Facebook tinham como foco principal percepções pessoais, agora as redes sociais se transformaram numa fonte inesgotável de zoeiras. Assistindo a um jogo, basta um lance inusitado acontecer para logo alguém tirar sarro e fazer com que isso se espalhe.

Essa disputa por um "curtir" ou pelo tuite mais criativo aceleram ainda mais a velocidade da zoeira. Perfis de humor representam boa parte desse fenômeno, mas ideias criativas de usuários "comuns" também surgem com grande potencial para "viralizar".

Parte das piadas sequer tem ligação direta com o futebol. Personagens populares em brincadeiras, como Rubens Barrichello, Mick Jagger e Shakira, alimentam os mais diferentes tipos de zoeira. Até os hinos nacionais se difundem rapidamente, desde que baseados no bom humor.

A diversão é garantida e faz essa Copa ter um atrativo duplo: futebol em campo e zoeira fora dele, o tempo todo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos