Curitiba dá adeus à Copa como patinho feio; Manaus e Natal vibram com jogos

Vinicius Castro*

Do UOL, no Rio de Janeiro

Quatro cidades-sede se despediram da Copa do Mundo com o encerramento da primeira fase. Manaus, Natal, Cuiabá e Curitiba cumpriram os seus papéis ao receberem 16 jogos e já estão na história do segundo Mundial realizado no Brasil. Com suas particularidades, os locais foram elogiados por seleções, dirigentes e autoridades. Porém, a capital paranaense destoou e finalizou a participação como o "patinho feio" do torneio.

Curitiba sofreu com as quatro partidas direcionadas pelo sorteio da Fifa. Além de sediar o que para muitos analistas e torcedores foi o pior jogo da Copa 2014 - Irã 0 x 0 Nigéria -, a cidade apostou todas as fichas na Espanha para fazer a competição decolar em seu território. A própria Fúria escolheu o centro de treinamento do Atlético-PR como base, mas as expectativas foram frustradas pela eliminação precoce.

Quando atuou na inacabada Arena da Baixada, a seleção espanhola apenas cumpriu tabela com uma vitória por 3 a 0 sobre a Austrália. O triunfo do Equador sobre Honduras por 2 a 1 foi mais uma partida sem apelo na cidade. O desespero depositou as esperanças no último confronto. Entretanto, o empate entre Argélia e Rússia por 1 a 1 esteve longe de entrar para a galeria dos bons jogos da Copa e ficou marcado apenas pela emoção da classificação inédita dos africanos.

O fato de a tabela não ter favorecido Curitiba foi somente um aspecto do clima morno vivido na Copa. Em comparação com outras sedes, a cidade recebeu menos turistas do que o esperado. A competição "só rolou dentro do estádio" e não foi possível observar torcedores uniformizados circulando diariamente pelas ruas, algo mais do que comum em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Manaus e Natal vibram com jogos

Se Curitiba sofreu com o nível das partidas, Manaus e Natal riram à toa. Pelo menos dois jogos disputados na Arena da Amazônia estão entre os melhores da primeira fase. A vitória da Itália por 2 a 1 sobre a Inglaterra e o empate entre Estados Unidos e Portugal por 2 a 2. O ponto negativo no estádio ficou por conta das constantes falhas nas lanchonetes. Torcedores reclamaram das filas e perderam minutos preciosos dos duelos.

Já Natal deixou a Copa do Mundo com o mérito de ter recebido quatro seleções com vaga garantida nas oitavas de final - México, Estados Unidos, Grécia e Uruguai. Além disso, a Arena das Dunas sediou o emblemático Uruguai 1 x 0 Itália. O confronto entrou para a história das Copas pela classificação sul-americana e a mordida de Luis Suaréz no italiano Giorgio Chiellini. A atitude resultou no banimento do atacante da competição pela Fifa.

Getty Images/Matthias Hangst
O uruguaio Luis Suárez reage após mordida em Chiellini na Arena das Dunas

Colômbia sobra em Cuiabá

A Arena Pantanal também não recebeu os melhores jogos da Copa do Mundo. Mas os torcedores puderam acompanhar a goleada por 4 a 1 da Colômbia sobre o Japão. A partida fechou a participação da cidade no torneio com mais uma bela atuação colombiana.

Outro fator que marcou tanto Cuiabá quanto Natal foi o exemplo de civilidade dos japoneses. Os torcedores da seleção recolheram o lixo produzido por eles nos estádios e ensinaram aos brasileiros mais uma vez a conhecida educação oriental. A Copa do Mundo vai deixar saudade nas quatro cidades, que concentram-se nas Fan Fests para acompanhar as seguidas decisões que estão por vir.

* Com Enviados Especiais

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos