Colombiano Muñoz alerta: segunda fase vai mostrar se Falcao faz falta

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

Seleção Colombiana de Futebol
Seleção Colombiana de Futebol

O ex-atacante Darío Muñoz, que jogou no Palmeiras (entre 2001 e 2006), Goiás e Coritiba, está muito empolgado com o desempenho da Colômbia na Copa do Mundo de 2014 – três vitórias em três jogos. Aos 37 anos, o antigo velocista conversou com o UOL Esporte sobre esta boa fase de seu país.

"A Colômbia está indo bem, está surpreendendo todo mundo e fez uma primeira fase muito boa. É a primeira vez que tem tantos jogadores jogando fora do país. Jogadores jovens, mas com bastante experiência", analisou Muñoz.

Apesar do bom momento, os colombianos não contam com sua maior estrela para a disputa desta Copa do Mundo: o atacante Radamel Falcao García, que se lesionou no começo do ano. Autor de nove gols nas Eliminatórias (um a menos que Messi), o camisa 9 custou 60 milhões de euros (cerca de R$ 180 milhões na cotação atual) para ser contratado pelo Monaco, da França, e se transformou em um dos atacantes mais badalados do mundo.

"O Falcao é um jogador muito importante para a Colômbia, mas na primeira fase não fez falta. Agora na segunda fase nós realmente vamos saber se o Falcao vai fazer falta ou não para este time", projetou o ex-atacante.

"Depois que o Falcao Garcia se machucou é o James Rodriguez ele tem jogado muito bem nos últimos jogos", destacou Muñoz, se referindo ao camisa 10 do time, que já marcou três gols e duas assistências durante a primeira fase do Mundial. "Mas a Colômbia é um time inteiro, é o conjunto que se destaca", exaltou.

Classificada sem sustos, a Colômbia irá enfrentar o Uruguai nas oitavas de final da Copa do Mundo. Os bicampeões mundiais virão desfalcados de Luis Suárez, que foi suspenso após morder o zagueiro Chiellini no jogo que valou a classificação da celeste (vitória por 1 a 0 sobre a Itália).

"Mesmo tendo enfrentado o Uruguai nas Eliminatórias, a Copa do Mundo é bem diferente", comparou. "Eles vêm mais fortalecidos por terem vencido a Inglaterra e a Itália. A Colômbia tem confiança, mas vai pegar um adversário muito perigoso, experiente", alertou.

Para Muñoz, o sorteio que favoreceu os colombianos – caíram no Grupo C, com Grécia, Costa do Marfim e Japão – pode acabar prejudicando a equipe. Isto porque, segundo o ex-atacante, não houve nenhum adversário capaz de testar a qualidade dos sul-americanos.

"Por exemplo, a Costa Rica que pegou Uruguai, Inglaterra e Itália, adversários complicados. Acho que as pessoas estão se empolgando demais com algo normal, que é a Colômbia vencer Grécia, Costa do Marfim e Japão. Era normal passar da primeira fase e agora que vai começar de verdade a Copa do Mundo", finalizou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos