Colombianos fazem festa em Brasília com 'Valderramas' e homenagem a Escobar

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

A jovem seleção colombiana conta com a confiança do país e com a presença de pelo menos 17 mil torcedores para o jogo contra a Costa do Marfim, às 13h no Mané Garrincha, em Brasília. Mas não é essa geração vitoriosa, mas a dos anos 1990, que se consagrou craques como Ríncon, Valderrama e Higuita, que literalmente não sai da cabeça dos colombianos que estão no Brasil para a Copa.

A família Ospives, de Bogotá, resolveu fazer uma homenagem vestindo a famosa cabeleira do ex-meio campista da seleção Carlos Valderrama. "Somos 12 Valderramas ao todo", explica Felipe, de 28 anos, que vive em São Paulo e recebe os familiares em um apartamento de cerca de 50 metros quadrados. "Vamos em todos os jogos da primeira fase vestidos assim. É uma homenagem ao maior símbolo do nosso futebol". 

"Para as próximas fases, vamos comprar os ingressos dos espanhóis que estão indo embora mais cedo", aproveitou para tripudiar o patriarca dos Valderramas, Raphael Ospives, de 64 anos.

Valderrama não é o único homenageado pela torcida nesta quinta-feira na chegada ao Mané Garrincha. Um grupo, também vindo da capital colombiana, trouxe uma bandeira gigante com o rosto dos principais nomes da seleção de 1994. Aquele time era considerado candidato ao título, mas foi eliminado na primeira fase. A imagem inclui Andrés Escobar, o zagueiro que foi assassinado ao voltar ao seu país depois de um gol contra na partida que eliminou a seleção, contra os Estados Unidos.

Com os dizeres "Culpables por este sueño" (algo como responsáveis por este sonho), eles fizeram questão de lembrar da tragédia antes da partida desta quinta-feira. "Eles começaram algo muito bonito, que virou uma tragédia e depois um sonho, que se concretiza aqui hoje", diz o comerciante Oscar Joramillo, de 39 anos. "Só temos a agradecer para o resto de nossas vidas".

Antes mesmo da abertura dos portões, às 10h, muitos torcedores já faziam fila nos portões de acesso à arena, mas o clima é tranquilo. No último jogo em Brasília, entre Equador e Suíça, a maioria dos torcedores deixou para chegar na última hora antes da partida, causando filas enormes e fazendo com que muito torcedores perdessem parte do primeiro tempo. De acordo com a Fifa, apenas 20% dos torcedores haviam entrado ao meio-dia, com o jogo marcado para às 13h.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos