CBF blinda Felipão na discussão sobre arbitragem e explicita irritação

Do UOL, em São Paulo

  • Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

    O assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, que se irritou com perguntas sobre arbitragem

    O assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, que se irritou com perguntas sobre arbitragem

Durante a entrevista um dia antes do confronto entre Brasil e Chile pelas oitavas de final, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) deixou claro a estratégia de blindar o técnico da equipe, Luiz Felipe Scolari, para comentários sobre arbitragem. Após ouvir uma pergunta de um jornalista chileno sobre declarações de dirigentes e do técnico do país sobre receio a um favorecimento aos brasileiros, o assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rodrigo Paiva, evitou que a pergunta fosse respondida. 

Muito irritado, Paiva fez um pronunciamento rápido manifestando um sentimento que a CBF vem expondo desde a primeira partida da seleção na Copa, quando o Brasil venceu a Croácia, por 3 a 1. Na vitória houve um pênalti polêmico marcado pelo japonês Yuichi Nishimura e que foi questionado por grande parte da imprensa internacional, que especulou eventual ajuda da arbitragem para a seleção brasileira.

"Esse tema é primitivo e imaturo. Esse tipo de pressão soa até ridículo. Não é só um desrespeito com a Fifa, é um desrespeito com a história da seleção brasileira e com o povo brasileiro. O Brasil não precisa de árbitro para ganhar título e não vamos mais falar sobre isso", declarou Rodrigo Paiva, antes que Felipão iniciasse a falar sobre a questão que abordava o assunto, repercutido desde o início da competição.

A repercussão provocada pela decisão de Nishimura, que marcou pênalti convertido por Neymar, no gol que iniciou a virada contra a Croácia, levou a CBF e a comissão técnica da seleção a reagirem. A entidade divulgou um vídeo de Fred justificando o lance e afirmando que houve pênalti, um dia após da partida.

No jogo seguinte, por exemplo, Felipão terminou a coletiva em que abordou os detalhes do empate sem gols contra o México fazendo uma pergunta pública aos jornalistas presentes. "Não tem mais pênalti para o Brasil", ironizou o técnico, sem precisar dizer que ele estava falando sobre um lance em que o lateral-esquerdo brasileiro Marcelo caiu dentro da área após disputa com jogador do México. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos