Arbitragem mudou três jogos das oitavas. Um deles, o do Brasil

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

Os erros de arbitragem cometidos durante a fase de grupos da Copa do Mundo de 2014 influenciaram diretamente no cruzamento das oitavas de final, incluindo o confronto entre Brasil e Chile. O balanço do desempenho da arbitragem na competição mostra que três partidas das oitavas de final seriam diferentes não fossem os erros cometidos nas partidas da primeira fase. E o pior: uma seleção, a Bósnia, estaria classificada para enfrentar a França não fosse um gol mal anulado. Mas está eliminada.

Entre gols mal anulados, gols irregulares validados e gols convertidos em pênaltis que não ocorreram, oito das 48 partidas da fase de grupos da Copa tiveram os placares alterados. Duas delas foram no Grupo A, do Brasil, e teriam mudado o cruzamento das oitavas de final. Contra a Croácia, na estreia, o Brasil venceu por 3 a 1 com um gol em cobrança de pênalti que não existiu, sofrido pelo atacante Fred. No dia seguinte, o México teve dois gols anulados de forma incorreta na vitória por 1 a 0 sobre Camarões. Se não houvesse erros da arbitragem, o Brasil teria vencido por apenas 2 a 1, e o México teria aplicado 3 a 0. Tais placares mudariam a classificação final do Grupo A: o México ultrapassaria o Brasil no saldo de gols e acabaria na primeira posição. Nas oitavas, então, teria-se México x Chile e Brasil x Holanda.

A mudança provocada pelos erros da arbitragem no Grupo A daria à seleção brasileira um confronto teoricamente mais complicado, com maior chance de eliminação nas oitavas de final. A Holanda passou da primeira fase com três vitórias e viu o atacante Arjen Robben ser um dos melhores jogadores da Copa até aqui. Além disso, provocou a maior surpresa do torneio ao humilhar a Espanha, atual campeã mundial, com goleada por 5 a 1 na estreia – seria 4 a 0 sem erros da arbitragem –, e foi a última a eliminar o Brasil de uma Copa. Em 2010, venceu por 2 a 1 nas quartas de final e só foi derrotada na final.

O outro confronto das oitavas de final que seria alterado se não houvesse erros de arbitragem é aquele entre a França e o segundo colocado do Grupo F. Os franceses vão enfrentar a Nigéria, mas teriam de passar pela Bósnia se não houvesse erros que influenciaram diretamente no placar. A partida que provocou a troca de posições aconteceu no último dia 21 e acabou com vitória da Nigéria por 1 a 0 sobre a Bósnia. O placar sem erro, no entanto, seria 1 a 1. O atacante Edin Dzeko, do Manchester City (ING), teve um gol legal mal anulado. No fim da fase de grupos, a Bósnia teria marcado quatro pontos, contra apenas dois da Nigéria, e estaria classificada.

A Bósnia é a única seleção que teria se classificado às oitavas se desconsiderados os erros de arbitragem. Os erros que afetaram diretamente o placar aconteceram com mais frequência nos primeiros dias da Copa e desapareceram nos últimos. A partida na qual a seleção mexicana teve dois gols anulados de forma incorreta, contra Camarões, rendeu afastamento ao árbitro-assistente (bandeirinha) colombiano Humberto Clavijo, autor dos dois equívocos.

COMO FICARIAM AS OITAVAS SEM ERROS DE ARBITRAGEM:

- México x Chile (1º Grupo A x 2º Grupo B)
- Colômbia x Uruguai (1º Grupo C x 2º Grupo D)
- Holanda x Brasil (1º Grupo B x 2º Grupo A)
- Costa Rica x Grécia (1º Grupo D x 2º Grupo C)
- França x Bósnia (1º Grupo E x 2º Grupo F)
- Alemanha x Argélia (1º Grupo G x 2º Grupo H)
- Argentina x Suíça (1º Grupo F x 2º Grupo E)
- Bélgica x EUA  (1º Grupo H x 2º Grupo G)

PARTIDAS QUE TIVERAM RESULTADO AFETADO PELA ARBITRAGEM:

12/6 - Brasil 3 x 1 Croácia:pênalti inexistente a favor do Brasil, convertido
13/6 - México 1 x 0 Camarões: dois gols do México mal anulados por impedimento
13/6 - Espanha 1 x 5 Holanda: pênalti inesxistente a favor da Espanha, convertido; gol irregular da Holanda validado, falta de Robin Van Persie em Iker Casillas
14/6 - Uruguai 1 x 3 Costa Rica: gol irregular da Costa Rica, em posição de impedimento
15/6 - Suíça 2 x 1 Equador: um gol da Suíça mal anulado
15/6 - França 3 x 0 Honduras: pênalti inexistente a favor da França, convertido
16/6 - Alemanha 4 x 0 Portugal: pênalti inexistente a favor da Alemanha, convertido
21/6 - Nigéria 1 x 0 Bósnia: um gol da Bósnia mal anulado

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos